sábado, 24 de junho de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR  

JOÃO MENDES  

RAMPAGE, UMA PICAPE RAM NO SEGMENTO INTERMEDIÁRIO




A Fiat Toro nadava de braçada no segmento das picapes intermediárias, ela foi a pioneira desse segmento. Recentemente a Chevrolet lançou a Montana para brigar com a Toro e agora o grupo Stellantis lança a Rampage uma picape com os itens fundamentais – força, capacidade, luxo e tecnologia –, sempre presentes nas picapes Ram norte-americanas, dentro de um pacote no tamanho perfeito para as condições do Brasil e de toda a América do Sul. A Rampage faz sua estreia mundial no Brasil e mais do que isso,  trata-se do primeiro veículo da Ram concebido e desenvolvido no Brasil. Apoiados por times norte-americanos da marca, o projeto da Rampage foi realizado por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, superando 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. O investimento na picape passou de R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis está alocando no país entre 2018 e 2025. Quinto veículo a sair do Polo Stellantis de Goiana (PE), que já contabiliza cerca de 1,4 milhão de unidades produzidas, a Rampage estará na rede de concessionárias Ram – prestes a ter mais de 100 lojas – a partir de agosto, em três versões, cada uma com personalidade própria: Laramie, Rebel e R/T. Obra do Stellantis Design Center da América do Sul, as linhas imponentes e impactantes da Rampage também tiveram a colaboração dos designers norte-americanos. Pois todas as características marcantes dos desenhos das desejadas Ram 1500, 2500 e 3500 tinham de estar visíveis nesta primeira Ram concebida fora da matriz. Na versão Rebel o visual off-road dá as cartas, com o uso extensivo de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e para-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500. Já na versão mais esportiva, a R/T, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto printado em preto. A Rampage vem para ser a picape mais potente fabricada na América do Sul. Isso se deve ao moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina, o mesmo que equipa o Jeep Wrangler. O outro propulsor da Rampage é o já consagrado Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Uma combinação imbatível de economia e performance, capaz de ir de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e atingir até 186 km/h. O Multijet está disponível nas configurações Rebel e Laramie. Para lidar com todo o poderio desses dois motores, o sistema de transmissão é do mais alto nível. Todas as versões da Rampage têm câmbio automático de nove marchas, com seletor giratório – como nas Ram 1500 – e opção de trocas manuais através de aletas no volante. Por sua vez, a tração é sempre 4x4 automática, que distribui a força entre os dois eixos, com opção de reduzida por meio de um botão no console central. A Rampage em comparação com a Fiat Toro, de quem é derivada, tem o mesmo entre-eixos, e 7 cm mais comprida, 4 cm mais larga e 5 cm mais alta. Vamos aos preços:  Rampage Rebel Turbo Diesel - R$ 239.990;  Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina - R$ 249.990; Rampage Laramie Turbo Diesel - R$ 249.990; Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina - R$ 259.990 e Rampage R/T Hurricane 4 - R$ 269.990