terça-feira, 7 de março de 2023

Mulheres representam 66% entre catadores de materiais recicláveis

Estima-se que estejam em ação cerca de 800 mil catadores, segundo dados do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), destes profissionais, 66% são mulheres que são protagonistas quando o assunto é reciclagem. 

Depoimentos

Ana Paula Pereira: "Trabalhei no lixão para levar o sustento para casa. Lá não tínhamos banheiro para fazer nossas necessidades, muito menos um local adequado para me alimentar, como é hoje. Tínhamos que puxar os bags no chão de barro, e nos dias de chuva, dobrava o peso. Hoje, na cooperativa, temos carrinhos, trabalhamos na esteira triando o material em um local coberto e seguro e com um conforto que não temos como comparar com a época do lixão.

Elisângela Alves dos Santos: “Trabalho com a reciclagem tem 15 anos, vim de outra cooperativa, recebíamos pouco, tínhamos poucos recursos e com a entrada do Instituto  Recicleiros a minha vida mudou, hoje tenho uma renda digna, consigo fazer minhas coisas em casa, posso comprar o que desejo e sonhar com um futuro melhor”

Carla Luiza Alves Cavalcante: “Eu sou catadora já faz 7 anos, e hoje, como presidente da cooperativa Recicla Garça acompanho a mudança na vida dos cooperados, vejo eles construindo os próprios sonhos, construindo a carreira profissional e se desenvolvendo

Sobre o Instituto Recicleiros - Organização da Sociedade Civil (OSC), qualificada como OSCIP, que atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos em todo Brasil, com especial foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras. Por meio do Programa Recicleiros Cidades, implanta nos municípios brasileiros a coleta seletiva e a reciclagem, envolvendo em um mesmo ecossistema em cadeia circular prefeituras, empresas, catadores e cidadãos. Atualmente, opera em 12 municípios, proporcionando 229 postos de trabalho diretos. Ao todo já atenderam mais de 951 mil pessoas com coleta seletiva na porta e o Programa Recicleiros Cidades já recuperou cerca de 5,6 mil toneladas de materiais recicláveis.