sábado, 25 de março de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR 



JOÃO MENDES 



CHINESA ZONTES COMEÇA A VENDER SUAS MOTOS NO BRASIL







Zontes é o nome da mais nova marca chinesa de motocicletas que chega ao Brasil. Ela chega através do grupo JTZ que já comercializa por aqui as marcas Suzuki, HauJue e Kymko. Para começar sua história aqui no Brasil a Zontes apresentou 3 modelos, todos com o motor monocilíndrico, 310 cm³ de cilindrada, 35 cavalos de potência, suspensão dianteira invertida, freio dianteiro com ABS e em vez de chave uma pulseira liga a moto por aproximação. O painel é digital tem conexão bluetooth e mostra até a pressão dos pneus. O farol é de LED e a abertura do banco e do tanque de combustível é elétrica através de botão no comutador que fica no guidão. A Zontes classifica seus lançamentos como Motos Premium o que poderia indicar um preço mais elevado mas ela chega com preços competitivos. Vamos a eles: A R310 (FOTO) é a Naked com a posição de dirigir tradicional, boa para andar no dia a dia, e custa  R$26.990,  V310 é uma Cruiser com posição mais confortável para pegar uma estrada R$27.990 e a T310 é a trail também por  27.990. Gostei muito do visual dessas motos e da tecnologia embarcada. Tem tudo para ser um sucesso.  

TOYOTA HILUX COMPLETA 55 ANOS

A picape média que mais vende no Brasil é a Toyota Hilux que foi apresentada pela primeira vez ao mercado em março de 1968, no Japão. No Brasil, a picape comemorou 30 anos de mercado no fim de 2022. Ela é líder no seu segmento há anos e em fevereiro foram comercializadas 2.814 unidades contra 1.512 da Chevrolet S10 e 1.025 da Ford Ranger.

 HABILITAÇÃO PARA MOTOS ELÉTRICAS

Com o aumento de circulação de bicicletas e motos elétricas, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) neste mês de março está direcionando uma campanha educativa voltada para quem tem esses veículos.  Só no ano passado foram produzidas 10.847 bicicletas elétricas. Atenção ! Não é necessário ter carteira de habilitação se a bicicleta elétrica tiver potência máxima de 250 watts, alcançar velocidade de até 25 km/h e não ter acelerador. No entanto, é necessário ter a habilitação na categoria “A” ou a devida Autorização Para Condução de Ciclomotor para dirigir  motocicleta elétrica que possui potência de 351 watts até 4.000 watts, com velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de propulsão, ou seja, aquelas que não tem pedal e também são chamadas de scooters elétricos. O problema é que as motos elétricas que possuem velocidade máxima de 50 km/h não podem transitar nas ciclovias, como os veículos de pequeno e médio porte mas como elas ainda não tem placa, também não podem rodar nas ruas. Vão rodar onde ? A lei existe mas na prática não é cumprida e nem tem fiscalização.  Até quando ?  Questão de segurança

 

APLICATIVO WAZE ESPECIAL PARA CARROS ELÉTRICOS

Com o objetivo de desenvolver as melhores soluções para motoristas de veículos elétricos, o aplicativo Waze lança uma nova atualização que auxilia a localização de eletropostos corretos dependendo do tipo de carro ou plugin. Assim, os usuários serão sinalizados apenas com os pontos de carregamento correspondentes ao seu veículo.  A comunidade de editores de mapa do Waze já mapeou eletropostos e pontos de recarga em todo o Brasil para trazer informações mais precisas e abrangentes aos motoristas. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), houve um crescimento de 41% na venda de carros elétricos em 2022, se comparado a 2021. Atualmente, a frota nacional de veículos eletrificados chega a aproximadamente 126 mil. Os motoristas de elétricos já podem aproveitar os novos recursos alterando o tipo de veículo no aplicativo indo em configurações.