sábado, 4 de fevereiro de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

SUPER NISSAN FRONTIER PRO-4X 2023





Testei a Nissan Frontier na versão mais top que é a PRO-4X com motor 2,3 L, diesel, biturbo, de 190 cavalos, câmbio automático de 7 marchas com função manual sequencial, tração 4X4 e vários sistemas eletrônicos. Tem freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), controle automático de descida (HDC) e sistema de auxílio de partida em rampa (HSA). E para dar mais segurança ainda tem o Nissan Inteligente Mobility com alerta de tráfego cruzado, alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa, assistente inteligente de frenagem, assistente de altura e intensidade dos faróis, alerta avançado de colisão central, alerta e assistente inteligente de ponto cego, visão 360º inteligente (off-road) e detenção de objetos em movimento e alerta inteligente de atenção do motorista. Na estrada ou na cidade, vazia ou com capacidade máxima, essa picape dá conforto a seus ocupantes. No interior muitos porta-objetos, as várias tomadas 12V, USB-A, USB-C e Auxiliar. Banco do motorista com controles eletrônicos, abertura das portas sem uso de chaves, teto solar, ar digital Dual Zone e no banco traseiro muito espaço.  A suspensão dianteira é Multilink com molas helicoidais e na traseira eixo rígido com barra estabilizadora. O consumo na cidade é de 9,1 km/l e na estrada 11,0 km/l. Seu desenho é muito bonito e exclusivo. É percebida de longe e não parece em nada com a concorrência.  Tem moldura nos para-lamas, faróis e lanternas de LED,  rodas de 17" com pneus para off-road e muito mais. Essa cor do modelo da foto é denominada Cinza Shark e é exclusiva da versão que custa R$326.890.

BMW MOTOS BATE RECORDE

A BMW Motorrad alcançou um recorde histórico de vendas na América Latina em 2022, com um total de 25.480 motocicletas vendidas, o que representa um aumento de 17,2% em comparação com o ano anterior. A BMW Motorrad América Latina reforçou sua liderança com um forte alinhamento de produtos com motor boxer, GS e touring e com o avanço de sua estratégia de mobilidade elétrica, com a introdução da BMW CE 04 no mercado latino-americano. Esse cenário comprova a liderança da BMW Motorrad, tanto nos segmentos Premium, como entre motos acima de 500cc. Em nível global, a BMW Motorrad alcançou um aumento e um recorde de vendas, com um total de 202.895 motocicletas e scooters entregues aos clientes, o que significa um aumento de 4,4% sobre o ano anterior. A região latino-americana representou 12,5% das vendas mundiais, sinalizando um aumento de popularidade da gama de produtos e a confiança dos clientes da marca. A Alemanha segue sendo o maior mercado para a marca em 2022, com 24.129 motocicletas e scooters vendidas.