quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Ergonomia e os cuidados necessários com a coluna vertebral


Dr. André Evaristo Marcondes

Postura correta, mudança de atitude e consciência corporal são pontos chaves para manter a saúde das costas

São Paulo, novembro de 2022 - É correto dizer que a coluna vertebral é o eixo que apoia e dá sustentação ao nosso corpo. Por esse e outros motivos é fundamental olhar com atenção para alguns pontos da ergonomia que podem minimizar e até mesmo evitar problemas na região que podem causar afastamento no trabalho.

Para o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, os profissionais que trabalham sentados o dia inteiro devem ter muito cuidado com a postura, com a altura da cadeira, com a posição do notebook, teclado e mouse, entre outros itens que podem prejudicar a cervical e outras regiões da coluna causando dores e mal-estar. “É ideal também manter os intervalos para levantar, se esticar, alongar a coluna e movimentar-se”, reforça o especialista. 

O médico lembra também de posições que podem prejudicar cronicamente a coluna e que são realizadas sem consciência corporal, como segurar o celular com o pescoço curvado, carregar peso sem atenção na hora de se agachar, permanecer por muito tempo na mesma posição, pressionar a coluna em função da posição da cabeça, entre diversos outros agravantes. Confira a seguir algumas boas práticas recomendadas pelo cirurgião de coluna.

 

Dicas para a saúde da coluna no trabalho

  • Monitor do computador deve ficar na altura dos olhos;
  • Pés devem tocar totalmente o chão - pode ser utilizado descanso de pés;
  • Cadeira com altura que deixe os cotovelos em 90º com a mesa – colar a base da coluna no encosto;
  • Ao sentar, os joelhos devem ficar a 90º do chão;
  • A cada 50 minutos trabalhados, fazer 10 minutos de descanso, com caminhada ou alongamento;
  • Utilizar headphone caso tenha de ficar com as mãos livres durante um telefonema;
  • Evite curvar-se para ver o celular, mantê-lo na direção dos olhos diminui a angulação e o peso do pescoço na coluna.

Ginástica laboral, atividade física frequente, alimentação saudável e equilibrada, trocar o elevador pela escada, alongar-se sempre que possível e disciplinar os movimentos e a postura corporal são outros pontos que o Dr. Evaristo destaca, e que podem favorecer a saúde do profissional, além de evitar futuras lesões e acidentes de trabalho.

Vale ressaltar que não é normal sentir dor ou desconforto em nenhuma parte da região das costas. "Mediante qualquer incômodo, é importante procurar um especialista para diagnosticar algum provável problema precocemente, a fim de evitar avanços das possíveis complicações que afetam uma das regiões mais importantes do corpo humano”, encerra o especialista. 

 Sobre o especialista

Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna – Mestre em Saúde Pública Global pela University of Limerick (Irlanda), possui especialização em Cirurgia de Coluna, em Ortopedia e Traumatologia, e graduação em Medicina pela Universidade de Marília. Preceptor do Grupo de Coluna do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina do ABC. É membro da North American Spine Society (NASS), Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e, atualmente, atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, AACD e Grupo C.O.T.C. Centro de Ortopedia, Traumatologia e Coluna. Instagram: @dr.andrecoluna | dicasdrcoluna.com.br