Carla Maia
A frustração acontece quando nosso estado emocional motivado é interrompido, seja por um processo intrínseco ou extrínseco, isso ocorre quando nossa motivação é bloqueada por barreiras que nos impedem de atingir nossos objetivos e metas.
Os processos intrínsecos estão ligados a deficiências pessoais como: medo, ou insegurança, já as causas externas, envolvem as condições das quais não podemos controlar.
A grande questão é que esse sentimento é bastante comum na nossa vida, afinal somos seres humanos, capazes de criar expectativas sobre os fatos recorrentes na nossa vida.
Lidar com a frustração exige resiliência, pois precisamos passar da fase de impotência para um estado de autoridade, de reconhece as nossas forças, o que temos de bom e de tudo o que somos capazes.
Ressignificar esse estado negativo que se traduz em desânimo, decepção e tristeza, não é uma tarefa fácil, exige amadurecimento emocional, autoconhecimento e autogestão, pois só a partir dessas habilidades é que poderemos lidar de forma positiva e produtiva com as frustrações, a final, é a partir delas que amadurecemos e construímos novas formas de interação com o mundo.
Vale ressaltar a importância em perceber a frequência que esse sentimento aparece, pois pode ser um sinal de que estamos criando expectativas demais diante aos fatos ocorridos na nossa vida, talvez até uma forma para não assumir a responsabilidade sobre eles.
Procure ter uma visão mais realista, tenha consciência dos sentimentos que te permeiam, sobre o que realmente é importante para você, e principalmente sobre o seu mapa mental, o quanto ele contribui na vivência do sentimento de frustação. Como mencionado acima, se frustrar com certa frequência, pode ser um alerta para questões mais profundas, como a depressão, quando a frustração passa a causar problemas na vida pessoal ou profissional, é preciso pedir ajuda para poder entender o que te deixa frustrado, porque determinadas reações surgem diante certos acontecimentos na vida e mais ainda, porque negamos a realidade insatisfatória deles. Afinal, ninguém está livre de passar por esse sentimento de impotência gerado pela frustação, por isso aprender a lidar com as adversidades, com os erros, olhar os fatos sobre outra ótica, aceitar o que não se pode controlar é o que vai permitir o crescimento como ser humano, lidar com as frustações de forma eficaz é uma virtude.