sexta-feira, 2 de setembro de 2022

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

NEW HONDA CITY É UM SEDÃ BEM ACERTADO

JOÃO MENDES  



Com a moda sempre crescente dos SUVs, os utilitários esportivos, cada vez mais vemos diminuir o número de modelos sedã no mercado. Entre os sedãs existem os derivados dos compactos, os médios e uns que ficam no meio do caminho, não são compactos e nem chegam nas dimensões dos médios. Testei o New Honda City, que é como a Honda o designa,  na versão Touring que tem motor 1.5, Flex, de 126 cavalos de potência. Essa versão é a topo de linha, tem longa lista de equipamentos e muita eletrônica embarcada. O câmbio é automático CVT e com gasolina faz 13,1 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada. 
Com 4,55 metros de comprimento, 1,47 metros de altura, 1,75 metros de largura e 2,60 metros de entre eixos, New City é 12 cm maior que o Toyota Yaris e 6 cm maior que o Volkswagen Virtus, seus concorrentes diretos. Carro confortável com interior refinado, bancos claros que me agradam muito e dão um ar de sofisticação e central multimídia fácil de interagir. Gosto muito do design que não tem exageros, as rodas são de liga leve com rodas de 16 polegadas montadas em pneus 185/55 R 16 - com acabamento frontal diamantado e pintura preta. Os retrovisores externos são colocados na porta, e são automaticamente rebatíveis. Se percebe bem que a Honda quis colocar esse modelo na lista dos carros Premium pelos materiais usados no painel, portas e bancos, pelo silêncio dentro da cabine, pela solidez da construção e pela eletrônica embarcada que já citei acima. Quando você coloca a seta para a direita uma câmera coloca na tela do multimídia a imagem da pista da direita acabando com aquele problema do ponto cego que esconde principalmente as motocicletas. Nesta versão Touring os faróis são full LED. Tem indicadores de direção, facho médio e alto, DRL (Day Time Running Light) e faróis de neblina em LED. Os faróis tem facho automático que troca o alto para o baixo quando vem um carro em sentido contrário. No interior todos os comandos são de fácil acesso inclusive os do volante multifuncional. O ar condicionado é digital e automático, retrovisores rebatíveis automáticos, central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Android Auto e Wireless Apple CarPlay, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, bancos com acabamento em couro e painel digital TFT de 7 polegadas configurávelO interior da cabine é bem silencioso, o porta-malas tem capacidade para 519 litros e os bancos são facilmente rebatidos para ampliar o espaço. Andando é fácil de perceber a suavidade do motor, as trocas das marchas acertadas, a direção leve e freios eficientes. A suspensão dá conforto, tanto na dianteira como na traseira não se percebe pancadas secas que incomodam, elas absorvem bem as irregularidades da pista. Segundo o Programa de Etiquetagem do Inmetro, as médias de consumo com etanol são de 9,2 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada). Já com gasolina no tanque, o modelo faz suas melhores médias: 13,1 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada). Bem elogiado pela mídia esta versão Touring do New Honda City custa R$123.300.

UM ANO DE JEEP COMANNDER E 16 MIL UNIDADES VENDIDAS

O Jeep Commander chegou com o propósito de reinventar o segmento de D-SUVs, o que de fato está cumprindo. O modelo, que se destaca por elevar o patamar de sofisticação da gama nacional da marca e por ser o primeiro Jeep projetado e desenvolvido no Brasil, acaba de completar um ano do seu lançamento no país e não faltam motivos para celebrar. Apresentado no dia 26 de agosto de 2021, o modelo fez sua estreia mundial com o início da pré-venda nesta data e em apenas seis horas, a Jeep comercializou 2.800 unidades do Commander. Na época, esses números superaram a expectativa já positiva da marca Jeep para o modelo! O lançamento do Commander, definitivamente, levou o segmento de D-SUVs para outro patamar. Dessa forma, a demanda pelo modelo no mercado brasileiro segue alta mês após mês, e o Commander já acumula mais de 16 mil emplacamentos no Brasil desde o seu lançamento, dos quais cerca de 3,7 mil em 2021 (setembro a dezembro), e no acumulado de 2022, segue na liderança da categoria com uma participação de mais de 32,7% entre os D-SUVs, com mais de 12,4 mil unidades vendidas no ano. A chegada do Commander, que foi desenvolvido e é produzido no Brasil, impulsionou o segmento D-SUV. Se considerarmos os volumes de vendas deste segmento nos sete primeiros meses de 2022 versus o mesmo período de 2021, o segmento teve um aumento de volume de vendas de cerca de 22%. 

VIA DUTRA TERÁ ILUMINAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL

No ano em que a Rodovia Dutra completa 71 anos os 23 milhões de pessoas que habitam os 36 municípios em torno da rodovia e os usuários que trafegam todos os dias pela estrada notam uma nova iluminação, mais eficiente e segura. A LEDSTAR, empresa referência em soluções de iluminação profissional e integrante do Grupo UNICOBA, ganhou o edital para substituir 2114 luminárias de vapor metálico por luminárias com a tecnologia LED nas praças de pedágio, além dos pontos operacionais de fiscalização e da Polícia Rodoviária. A substituição das luminárias começou a ser feita no início deste mês. O projeto também prevê a modernização da iluminação dos 528 quilômetros da estrada. Além da Via Dutra (BR- 116), o projeto também contempla um trecho de aproximadamente 100 quilômetros da Rio-Santos (BR-101).