sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Reunião do 31º CCS no ION


 

Realizou-se na manhã do dia 17, a reunião do mês de agosto de 2022 do 31º Conselho Comunitário de Segurança, com a presença dos membros natos, da diretoria e da sociedade civil.





A vice-presidente Simone Kopesinsky, desempenhando com maestria a função de representar o Presidente Ricardo Magalhães, que por contingências de saúde, foi instado pelos membros a não  comparecer. Simone deu as boas vindas e passou o microfone para o Comandante do 31

O Tenente Coronel Flávio Pires, que foi efusiva e antecipadamente cumprimentado por sua promoção, falou sobre o ocorrido no Village Mall recentemente, informando que voltaram a atenção com baseamento na frente dos principais shoppings para prevenir tal tipo de delito. Tranquilizou ainda os moradores da Barra da Tijuca, em vista da proximidade do "Rock in Rio", esclarecendo que o 31º conta com mais de 60 viaturas para os 7 dias de evento, visando aumentar a sensação de segurança. O Ten-Cel. disse ainda que há um projeto em andamento de instalação  de uma  cabine da PM na Praça da Pimentinha que contribuirá para revitalização do local.

O anfitrião do ION Intelligent Center em breves palavras relatou o grande prazer que tem em receber o 31º, vindo inclusive a apresentar um pleito do ION,  que é o transporte marítimo da Avenida das Américas até o Metrô Jardim Oceânico.

A bela Aspirante Tayana iniciou a apresentação sobre a redução dos índices de criminalidade, com uma expressão que, se me permitem repetir, acho "fofa": - Com a permissão do Comandante! Afirmou que os baixos índices, são frutos de um trabalho  intenso, inclusive integrado com a sociedade. Informou ainda que o novo comandante implantou o MOTO PATRULHAMENTO para coibir crimes de furtos de celulares na região.

Dr. Leandro Gontijo delegado titular da 16ª DP, que teve que ausentar-se antes do término do encontro, foi representado pela Dra. Elizângela. Em sua fala, ela disse que a redução dos índices criminais se deve à integração da Policia Civil, que é investigativa e da PM, que tem caráter ostensivo. Cardoso representou o Delegado Dr. Luiz Armond da 42ª DP que encontrava-se em reunião, justificando o não comparecimento.

Marize Vieira, representou o Sub-prefeito Raphael Lima,  com sua fala mansa, relatou surpresa ao se deparar com uma família dormindo dentro de uma agência bancária. Esclareceu que estão atuando na Praia dos Amores. Ouviu todas as reivindicações dos moradores, respondeu às perguntas, prontificando a resolver as pendências apresentadas. Noticiou que há empresa interessada no projeto da Balsa da Península ao metrô.


                                                          Luiz Igrejas

O Inspetor Roberto Rodrigues representou Isnaild Mendes de Souza da Guarda Municipal.

A Secretária do 31º CCS, Sra. Sonia Magalhães, sempre diligente, agradeceu o auxílio da ex-secretária Lídia Gama,

Dra. Dina Frutuoso fustigou as autoridades lembrando que existem câmaras  de monitoramento já instaladas na Barra da Tijuca e que não são utilizadas no combate à criminalidade.

Luiz Igrejas, presidente de honra da AMAR (Associação de Moradores e Amigos do Tijucamar e Jardim Oceânico), entregou pessoalmente requerimento de Abertura de Processo Administrativo à Prefeitura Municipal e à  Guarda Municipal, com vistas à proteção da coletividade contra a poluição sonora prevista nas Leis Municipais Ordinárias nº 6.179/2017 e nº 3.268/2001. A AMAR pretende ver cessar o desrespeito à Lei do Silêncio. Igrejas recomendou que a GM não visite os estabelecimentos às segundas-feiras uma vez que tais estabelecimentos não abrem suas portas nesse dia.  Atualmente a  presidente em exercício da AMAR é  Deise Raquel Resende da Silva, que comparece a todas as reuniões do 31.

A diretora de eventos do 31º CCS, Maria Lucia Mascarenhas informou que a próxima reunião no dia 21 de setembro de 2022, ocorrerá no Marina Barra Clube.