segunda-feira, 1 de agosto de 2022

O que é mindfulness e a meditação?

 Carla Maia 

Provavelmente, você já deve ter escutado em algum momento sobre meditação ou mindfulness, seja em uma conversa com amigos, ou, talvez tenha lido algo sobre o quanto essa prática mudou a vida de alguém. E eu, como uma boa amante do processo de autoconhecimento, sou suspeita para falar dos inúmeros benefícios que essas práticas podem proporcionar em nossas vidas.

Apesar de estarem em alta no momento, as práticas da meditação e mindfulness já existem há milhares de anos e colecionam inúmeros adeptos ao redor do mundo. Se você ainda não conhecia essas práticas, fique tranquilo, porque hoje iremos debater um pouco mais sobre esse tema. Vamos lá?

A meditação, geralmente refere-se a uma prática formal, na qual a pessoa fica em uma posição confortável e concentrada em um ponto de atenção. Engana-se quem acha que essa é uma prática isolada. Existem diversos tipos de meditação que irão variar de acordo com o objetivo desejado, tais como: expandir a consciência, desenvolver a compaixão, acalmar a mente e os pensamentos, encontrar um ponto de equilíbrio ou até mesmo experimentar a paz interior.

Já o mindfulness, é uma das diversas formas de meditação. Seu objetivo é a consciência do momento presente, com ele você se concentra nos pensamentos, sentimentos ou situações que esteja vivenciando no momento. Diferentemente da meditação, o mindfulness pode ser praticado em qualquer lugar e a qualquer hora. Você só precisa prestar atenção, perceber e estar presente em qualquer coisa que esteja fazendo.

Quais os benefícios dessas técnicas?

Embora, essas práticas ainda sejam um pouco subestimadas em uma sociedade que preza a urgência constante, cada vez mais os seus benefícios vêm sendo comprovados pela ciência. 

A meditação, por exemplo, proporciona não só benefícios mentais, mas físicos também.  Em nível físico, a prática ajuda a fortalecer o sistema imunológico; melhora o sono; reduz a pressão arterial; diminui qualquer tensão relacionada com a dor, como dores de cabeça, úlcera, dores musculares e problemas nas articulações.

No aspecto mental, temos a redução do estresse e da ansiedade; os problemas se tornam menores; aumenta a criatividade; estimula o autoconhecimento e a alegria; propicia mais clareza e paz na mente; aumenta a produtividade do trabalho e a estabilidade emocional, entre outros. Em nível mental os benefícios são inúmeros!

Mindfulness, que pode ser traduzido como “atenção plena”, é a prática de se concentrar completamente no presente, como já mencionado. Essa prática, quando feita com regularidade, também diminui a ansiedade; previne a depressão; aumenta a satisfação corporal; melhora a cognição; ajuda na diminuição das distrações do cérebro e melhora a concentração.  

Confesso, que a prática do mindfulness ou atenção plena, é uma das minhas favoritas. Isso porque ela auxilia a compreender meus sentimentos e pensamentos, além de me proporcionar momentos de reflexão e gratidão no meu dia a dia. 

Como aplicar essas práticas no dia a dia?

Sabemos que em uma rotina corrida e atarefada pode ser difícil conseguir tempo para cuidar do nosso corpo e mente. Porém, assim como a prática de ir à academia para cuidar do corpo, tirar um tempo para cuidar da mente é fundamental para o desenvolvimento humano. Tanto a meditação quanto o mindfulness, são práticas possíveis de se encaixar em qualquer rotina. 


Para aqueles que desejam iniciar com as práticas, existem diversos aplicativos disponíveis que oferecem suporte e orientação.

Existem pequenas práticas do mindfulness que podem ser inseridas no dia a dia e que proporcionam mais qualidade de vida. Veja abaixo algumas delas:

1. Permita-se “sentir” suas emoções;

2. Cultive a prática de gratidão pela manhã;

3. Pratique a “caminhada meditativa”, de mindfulness, onde quer que vá;

4. Alimente sua mente e alma com conteúdo saudáveis;

5. Conecte-se com a natureza;

6. Passe um tempo meditando;

7. Faça uma atividade que alimenta mente, corpo e alma;

8. Escreva em um diário;

9. Coma coisas saudáveis e nutritivas;

10. Descanse bem.

O ato de praticar essas simples ações, promovem grandes benefícios a nossa mente e corpo. Busque encontrar a melhor prática que se adeque a você e desfrute do bem-estar e conexão consigo mesmo. Eu garanto que você irá se surpreender com os resultados e nunca mais vai abrir mão dessa ferramenta tão essencial para ter uma vida mais equilibrada e feliz!

Briefing

O texto aborda os benefícios da aplicar as práticas de mindfulness e meditação, o quanto pode contribuir para uma rotina mais leve e saudável, tanto física como emocionalmente.