Carla Maia
Talvez você já tenha ouvido falar do esgotamento emocional. Apesar do nome autoexplicativo, o esgotamento emocional pode ser bem mais complexo do que parece. Também conhecido como síndrome de burnout, o esgotamento emocional acontece quando estamos fisicamente e emocionalmente exaustos, geralmente por tentar a todo custo provar nossa capacidade e competência, chegando a agir de maneira compulsiva. Isso ocorre com certa frequência no ambiente profissional, onde somos surpreendidos por novos desafios e exigências diariamente e, como resultado, acabamos por enfrentar momentos de estresse que, se não lidados com cuidado, podem levar ao esgotamento emocional. Mas afinal, como evitar sofrer com esse mal? Para lidar com a síndrome, é importante entender como ela funciona e quais são suas causas.
O esgotamento emocional acontece quando já não temos mais energia para nos "recarregarmos". É comum que situações estressantes aconteçam no dia a dia e acabem drenando nossa energia. No entanto, outras áreas da nossa vida possuem um papel importante em nos revitalizar. Quando estamos esgotados até mesmo nessas outras áreas da vida, o burnout acontece. Isso pode ocorrer diante de qualquer mudança ou evento marcante, tais como mudanças de casa, problemas de relacionamento, problemas financeiros etc. Sabendo disso, podemos agora listar algumas maneiras de evitar entrar em estado de exaustão emocional.
Mude seus hábitos
Esteja preparado para lidar com uma mudança lenta e gradual de hábitos. Para evitar a exaustão emocional, o primeiro passo é cuidar de si e isso pode exigir comprometimento com costumes e rotinas mais saudáveis.
Autocompaixão
Já falamos sobre ela aqui antes. É necessário saber ser gentil consigo para lidar com situações estressantes. Assim como também é necessário saber seu limite e respeitar ele, ser compreensivo e gentil consigo.
Mantenha relações saudáveis
Sejam relações de amizades, familiares ou amorosas, mantenha por perto aqueles que te fazem bem e te apoiam. Ter uma rede de apoio é fundamental para conseguir lidar com as dificuldades do dia a dia.
Faça exercícios
É comprovado cientificamente que praticar exercícios regularmente libera hormônios responsáveis pela sensação de prazer e felicidade. Endorfina, serotonina e dopamina são extremamente importantes para o nosso organismo e para o nosso humor.
Tenha boas noites de sono
O sono é outro fator primordial para a manutenção da saúde mental. Pessoas que não tem boas noites de sono acabam por apresentar níveis elevados de cortisol, o que prejudica a capacidade de lidar com o estresse.
Pratique atividades prazerosas
Ouvir música, praticar algum hobby, ler, apreciar arte em geral, ou qualquer outra atividade é válida, desde que lhe traga prazer e te deixe mais leve. Invista naquilo que você ama e que te inspira. Isso eleva a confiança e auxilia no bem-estar geral.
Busque refúgio naquilo que está indo bem
É comum que as coisas ruins pareçam ter sempre um foco na nossa vida, no entanto, é possível balancear a atenção para apreciar as coisas boas da vida, aquilo que está dando certo e lhe trazendo coisas boas. Se orgulhe daquilo que você conquistou e seja compreensivo consigo sempre.
Briefing
O aborda o esgotamento emocional, e como podemos evitá-lo.