sexta-feira, 22 de julho de 2022

COLUNA ESPAÇO MOTOR  

LINHA Z DA KAWASAKI COMEMORA MEIO SÉCULO

JOÃO MENDES 


Este ano é de comemoração para a Kawasaki. Em 2022, a ‘
Série Z’ completa 50 anos de seu primeiro lançamento mundial. Quem visitar alguma das 35 concessionárias autorizadas espalhadas pelo país e conferir o line-up atual, que traz um visual agressivo, potência e tecnologia de sobra, provavelmente vai se surpreender com a história de meio século de existência da linha de motocicletas que revolucionou a indústria de duas rodas. Ao longo destas cinco décadas foram lançadas quase 90 diferentes versões, incluindo motos custom, de competição e até mesmo modelos utilizados pela polícia. A ‘Família Z’ influenciou o mundo da motovelocidade, apresentando motos campeãs, e também revolucionou a pilotagem urbana, com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, como a injeção eletrônica e o sistema de freios ABS Kawasaki. Tão longeva como a própria fabricante japonesa, a ‘Série Z’ superou o tempo e cunhou termos bem atuais como supernaked e ‘conceito Sugomi’. O início dessa história remonta a 1972, com a apresentação da Kawasaki Z1, também conhecida por ‘900 Super Four’. Utilizando a mais avançada tecnologia da época, o lançamento redefiniu o mundo do motociclismo de alto desempenho. A Z1 foi a primeira moto esportiva de produção em massa equipada com um motor DOHC de 4 cilindros em linha, tecnologia então encontrada apenas nos protótipos de corrida ou em motos esportivas de produção limitada. Com um propulsor de 903 cm³, o primeiro lançamento da Série Z ficou conhecido, não só por ser a motocicleta mais rápida da sua época, como também por sua confiabilidade e durabilidade. O sucesso foi imediato e a Z1 conquistou o mercado mundial, abrindo assim as portas para toda uma geração de motos da Família Z. Com a onda retrô resposta da Kawasaki veio com a apresentação dos lançamentos Z900RS (FOTO)e a Z900RS Café, modelos que carregam as antigas curvas que remetem ao visual original da Z1 setentista. Apenas por curiosidade, a escolha do nome não foi nada aleatória. A letra ‘Z’ foi eleita por ser a última do alfabeto, ou seja, a mais extrema, enquanto o numeral ‘1’ representava o primeiro do mundo.

BYD SE JUNTA A ALIANÇA PELA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

A Aliança pela Mobilidade Sustentável, fundada e liderada pela 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, ganha mais um aliado com a chegada da BYD, líder mundial no mercado de veículos elétricos. A partir desta semana o modelo D1 EV, primeiro veículo elétrico feito sob medida para atender o mercado de transporte por aplicativo, além do segmento corporativo e locadoras, começa a circular na cidade de São Paulo, em fase de teste com um motorista da 99. O D1 EV foi projetado a partir de uma parceria da BYD com a DiDi Chuxing, maior empresa de mobilidade do mundo e proprietária da 99. O desenvolvimento do modelo foi baseado na experiência da empresa e na análise de dados de sua base de usuários. As principais vantagens do D1 EV são segurança, eficiência operacional e melhor experiência e conforto para o passageiro, principalmente no quesito espaço interno. Um diferencial é a sua porta traseira direita, deslizante e automática, solução criada para facilitar ainda mais o acesso ao interior do veículo. Com a adesão da BYD, a Aliança avança com o objetivo de impulsionar a infraestrutura para veículos elétricos no Brasil e, consequentemente, ampliar seu uso. As propostas da Aliança já foram testadas e acumulam conquistas na China, em Shenzhen. A união da BYD, referência na produção e líder de vendas de veículos elétricos no mundo, juntamente com a DiDi, empresas e autoridades locais mudaram a realidade da frota urbana.

NISSAN KICKS CONTINUA AGRADANDO E VENDENDO

O Novo Nissan Kicks, crossover desenvolvido e produzido para os brasileiros, segue demonstrando que é um dos modelos mais desejados pelos consumidores. Novamente o modelo produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, ficou entre os mais vendidos do segmento em diversos mercados regionais do país. Em junho, o Novo Nissan Kicks por exemplo, liderou seu segmento no Rio de Janeiro e Amapá – com mais de 20% de participação em ambas –, e foi o segundo SUV compacto mais vendido em São Paulo, com 13,7% do segmento. Além disso, o modelo da Nissan ficou entre os líderes em mais de 30 das principais cidades do país, com destaque para capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

SP RECEBE O ÚNICO MCLAREN 720S GULF DAS AMÉRICAS

Um carro único foi trazido para o Brasil pela McLaren São Paulo: um 720S com a icônica decoração “Gulf” desenvolvida pela MSO (McLaren Special Operations, a divisão de personalização da fábrica). O modelo é um tributo a uma das decorações de corrida mais conhecidas do mundo e à companhia petrolífera, uma das primeiras parceiras da McLaren no automobilismo esportivo. Trata-se do único exemplar destinado às Américas. Uma verdadeira peça de coleção que não terá similar no mercado brasileiro. Esta exclusividade está à venda por R$ 4.200.000,00.

Correspondência para esta coluna: joaomendes@estudioj.com