sexta-feira, 15 de julho de 2022

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

ANDANDO NO TOYOTA COROLLA CROSS XRX HYBRID

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Testei o Toyota Corolla Cross versão XRX com motorização híbrida. Esse carro tem um motor 1.8 Flex de 101 cv que funciona em conjunto com dois motores elétricos com potência de 72 cv e a potência combinada é de 122 cv. O câmbio é automático CVT de 10 velocidades com botão seletor: Normal, ECO, Power e EV (Electric Vehicle). Seu consumo, usando gasolina, é de 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada. Você deve estar achando estranho o consumo na estrada ser maior do que na cidade mas isso acontece porque na estrada, usando mais potência, o carro praticamente só usa o motor a combustão. Na cidade, em várias situações, ele só usa o elétrico. Andando só usando etanol e no perímetro urbano o consumo ficou em 12 km/l. O design da dianteira não me agrada muito mas a visão lateral do carro é bonita e também gosto da traseira menos do abafador do cano de descarga ou escape que poderia ser escondido por uma saia maior. Os espelhos retrovisores externos são eletro-retráteis com regulagem elétrica, rebatimento automático ao fechar o veículo, tem função tilt down e alerta de ponto cego (BSM). As rodas de liga leve aro 18" com acabamento na cor preta e diamantada. O teto solar elétrico tem função antiesmagamento. Tem rack de teto longitudinal e na moldura superior das janelas o acabamento é cromado. O interior é muito chic e o acabamento tem partes revestidas de couro e material sintético bege. O acabamento do volante é em couro na cor preta. O painel central tem acabamento Black Piano e os difusores de ar estão na cor prata. O espelho retrovisor interno tem antiofuscamento eletrocrômico. O banco traseiro é bipartido, rebatível 60:40 e reclinável e tem uma cobertura retrátil no porta-malas. O sistema de áudio central tem multimídia com tela sensível ao toque, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e câmera de ré. O destaque na segurança é o sistema Toyota Safety Sense com assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), com função de alerta de mudança de faixa (LDA), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB). Sete airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), barra de proteção no interior das quatro portas, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC) e sistema de alarme volumétrico e perimétrico. Acendimento automático de faróis e lanternas em LED e luzes diurnas (DRL) nas lanternas dianteiras. Sensor de estacionamento dianteiro, traseiro e alerta de tráfego traseiro (RCTA). Andando no dia a dia o carro se mostra prático e tem bom a condução mas achei a traseira um pouco dura sentindo mais as imperfeições do asfalto. Em alguns momentos a frente passou bem por buracos que a suspensão traseira não absorveu bem. Ela tem eixo rígido e não tem as rodas independentes. Também não gosto, aliás, muita gente não gosta do freio de estacionamento acionado por pedal. O Corolla Cross teve quase 4 mil unidades vendidas no mês de julho e foi o 15º no ranking dos veículos de passeio mais vendidos em julho. A versão Hybrid tem 8 anos de garantia para o sistema híbrido e 5 anos de garantia para o veículo. O Corolla Cross XRX Hybrid tem preço sugerido de R$206.190 e pode ser adquirido através do Ciclo Toyota com sinal de R$123.714 mais 24 prestações de R$2.991,02 e parcela final de R$41.238 ou você pode dar seu usado na troca por um novo.

A CADA MEIA HORA UM MOTORISTA É AUTUADO POR EMBRIAGUEZ

De janeiro a maio de 2022 a Polícia Rodoviária Federal (PRF) autuou 7.477 motoristas por dirigirem sob o efeito de álcool. Isso significa que, a cada meia hora, um condutor alcoolizado foi retirado de circulação nas rodovias federais brasileiras. Segundo dados fornecidos pela instituição, outros 19.093 também foram impedidos de dirigir por se recusarem a fazer o teste do bafômetro. Esses são os resultados de um aumento de 2.308% na fiscalização das rodovias. Segundo levantamento feito pela PRF, entre janeiro e maio de 2022 foram aplicados 1.123.120 testes de alcoolemia em motoristas que transitaram pelas rodovias federais de todo o Brasil. No mesmo período de 2021, esse número foi de apenas 48.649 testagens.

HONDA MOTOS TEM O MELHOR RESULTADO DOS ÚLTIMOS 7 ANOS

O primeiro semestre de 2022 da Honda Motos foi concluído com números positivos nos dados de emplacamento de motocicletas: foram mais de 485 mil unidades de janeiro a junho, o que representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2021, quando a produção da empresa foi fortemente impactada pelas restrições da pandemia. Os resultados desse ano concretizam o melhor primeiro semestre da empresa desde 2015, quando foram comercializadas cerca de 520 mil unidades. O mês com o maior número de emplacamentos totais foi maio, com mais de 103 mil unidades. A média de vendas diárias nesse período, de 4.710 motocicletas, registra o melhor índice mensal desde janeiro de 2014.

OS MAIS VENDIDOS DE JUNHO

Este mês a lista não vai ser dos 10 mais e sim dos 15 porque temos boa novidade. Os SUVs estão chegando nas primeiras posições e temos 7 modelos entre estes 15, a Peugeot chega em 11º com seu 208 e o líder por vários anos, o Chevrolet Onix, está em 14º por problemas na produção. E parabéns par o Volkswagen Gol que terminou junho em primeiro com 9.435 unidades comercializadas. Hyundai HB20 em 2º com 7.938, 3º Volkswagen T Cross com 6.309, 4º Jeep Compass 6.104, 5º Fiat Cronos 6.047, 6º Hyundai Creta 5.924, 7º Chevrolet Tracker 5.312, 8º Renault Kwid 5.043, 9º Fiat Pulse 4.839, 10º Fiat Mobi 4.725, 11º Peugeot 208 4.725, 12º Nissan Kicks 4.315, 13º Jeep Renegade 4.123, 14º Chevrolet Onix 3.949 e 15º Toyota Corolla Cross 3.920.

Correspondência para esta coluna: joaomendes@estudioj.com