Carla Maia
Ser empático não tem nada a ver com ser educado ou simpático, mas sim, em centrar-se e ser sensível com o próximo, ser empático vai além do conceito de se colocar no lugar do outro.
Entender e valorizar o indivíduo no que toca as questões subjetivas e emocionais é o que permite sustentar de forma produtiva as relações interpessoais, não só no âmbito profissional, mas também no pessoal.
Não é novidade que a falta de comunicação, desinteresse ou mesmo o excesso de elogios podem prejudicar o desenvolvimento da empatia, e assim afetar diretamente as relações humanas. Correlacionar o interesse genuíno dentro do contexto pessoal e social não é uma tarefa das mais fáceis, e cabe apenas ao próprio individuo exercer essa aprendizagem.
Empatia é uma habilidade emocional a qual está diretamente ligada ao comportamento de sentir e projetar o que o outro sente, de reconhecer aquele individuo como parte das suas relações, é praticar a emoção do dia a dia. Devemos ser capazes de entender as crenças, os valores, as emoções, a forma de pensar, o mapa mental, e ainda assim respeitar a atuação do outro no mundo, independente de concordarmos ou não.
Para que possamos atuar de forma empática, é fundamental não esperar que os seus resultados dependam do outro, não agir por interesse próprio, reconhecer suas emoções, a importância do autoconhecimento e autogestão são fundamentais para esse processo, tais atitudes e habilidades farão com que você lide melhor e de forma mais respeitosa com todos.
Estimule e procure exercitar alguns hábitos: pare para ouvir o outro, procure não julgar, seja o mais útil possível, ajude alguém sempre que puder e trate todos com o mesmo cuidado que gostaria de receber.
Trabalhe a perspectiva de olhar para cada situação e pessoa como se fosse você dentro delas, quando elevamos o nível de empatia, a colaboração do outro também aumenta, as relações passam a ser mais harmônicas, se tornam mais agradáveis, o nível de estresse é reduzido e quem ganha é você!
- O texto traz a importância em atuar no mundo com empatia, o quão benéfico pode ser para as relações e resultados, sugere algumas práticas na rotina que podem ajudar a desenvolver e melhorar essa habilidade.