sábado, 7 de maio de 2022

HISTÓRIAS DE AFETO: MÃES QUE MUDARAM DE VIDA PARA ESTAREM PRÓXIMAS DE SUAS FILHAS

MÃES E FILHAS CONTAM COMO A ONG FAVELA MUNDO TÊM AJUDADO NA RECONEXÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

 


A Favela Mundo vem construindo histórias de afeto, além de ensinar e capacitar mulheres (no Projeto A Arte Gerando Renda), e crianças (no Projeto Favela Mundo, homônimo a ONG), buscando casar os horários das oficinas para que as matriarcas tenham onde deixar os filhos durante o horário do curso. O Dia das Mães se aproxima e a ONG apresenta mães e filhas que tiveram suas vidas impactadas pelo projeto.  
 

JUNTAS ATÉ NA SALA DE AULA 

Danielle escolheu mudar de vida após ser mãe e querer ficar mais próxima da filha, pedagoga formada, ela encontrou na maquiagem artística uma forma de estar sempre perto da Júlia, que atualmente vai nas aulas da mãe como modelo e até nos eventos com a mãe. Aluna do curso em 2016, quando formada optou por mudar de vida, escolheu ter mais tempo com a filha. Foi na Maquiagem Artística, que Danielle Dani MakeUp, teve a oportunidade de trabalhar e cuidar da filha, Júlia agora é sua modelo oficial, acompanha a mãe nas aulas e nos eventos. 
 
Danile Dani MakeUp, foi convidada pela ONG para lecionar no projeto A Arte Gerando Renda, onde ajuda outras pessoas a terem êxito e liberdade financeira, boa parte dos alunos são mães que irão usar as técnicas para trabalhar e sustentar os filhos. 
 

NEGÓCIO DE MÃE E FILHA 

Laysa Sundin descobriu a ONG e se matriculou no curso de tranças e turbantes, falou tanto do curso que despertou o desejo na mãe, que sempre quis fazer um curso de maquiagem artística. Após o primeiro módulo do curso, Márcia gostou tanto que repetiu e aproveitou para convidar a filha para fazer junto. 
O curso de maquiagem artística capacita as alunas a preparem maquiagens artísticas para eventos como festas infantis, personagens de espetáculos teatrais e também. A tendência na moda de decoração de unha e a chance de liberdade financeira atraiu Marcia e Laysa Sundin, mãe e filha matriculadas no curso. “A mãe sempre quer o filho por perto, essa oportunidade de estudar algo que possibilita que eu trabalhe com ela, é uma satisfação muito grande”, conta Marcia Sundin, mãe de Laysa. Animadas para pôr em prática o que aprenderam no curso, as alunas planejam ter o seu próprio negócio na área da beleza. “Pretendo trabalhar com minha mãe e abrir o nosso próprio negócio. É um prazer muito grande dividir a sala de aula com ela”, afirma Laysa Sundin. 
 
A ONG é patrocinada Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ICTSIRIO, LAMSA, MetrôRio e  Kasznar Leonardos.


11 ANOS DE SUCESSO DA FAVELA MUNDO

A ONG Favela Mundo tem muito o que comemorar em seus 11 anos, completos em setembro: a organização não governamental é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. Além deste, a Favela Mundo já esteve representando o Brasil em outros nove eventos no exterior, sendo três desses na Organização das Nações Unidas, tendo inclusive a honra de palestrar na plenária da prestigiada instituição. 
 
Já capacitou mais de 11 mil pessoas, cerca de 7 mil alunos foram de crianças a partir de 2 anos, participantes de oficinas do projeto homônimo: Favela Mundo, enquanto 4 mil foram capacitados pelo A Arte Gerando Renda, com oficinas voltadas para jovens e adultos a partir de 15 anos, com o foco em profissionalização artística para o mundo do samba e da beleza.
 
A ONG Favela Mundo é chancelada pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no evento World Cities Day, em Nova York, além de representar nosso país em outros eventos da entidade nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.