terça-feira, 17 de maio de 2022

Autogestão

Autogestão

Carla Maia

Autogestão é a segunda habilidade da inteligência emocional, é ela quem vai permitir que você faça o melhor que pode com suas emoções, a autogestão vai extrair de você aquilo que você tem para entregar ao mundo, afinal é esta habilidade que permite com que você controle suas emoções e possa verdadeiramente fazer excelente uso delas, saiba tê-las a seu favor e não contra. 

Esse mecanismo funciona como um link entre a razão e a emoção, é como se as duas pudessem conversar e decidirem juntas o que farão da experiência vivida, afinal, “não é o que acontece, mas sim, o que faço com o que me acontece”.

Quando não atuamos de forma madura com esta habilidade, as chances de reagir por impulso da emoção são muito maiores: gritar com pessoas, tomar decisões erradas, não ser capaz de aquietar sua mente, agir sobre a influência do ego, entre outras ações improdutivas que vão fazer a diferença nos seus resultados, a autogestão permite que você seja autêntico com seus valores, suas forças e suas melhores habilidades.

A autogestão vai redirecionar o impulso emocional produzido pela emoção, concebendo um comportamento mais produtivo e adequado.

Lembrando que um dos papeis das emoções em sua forma primaria, é um alerta ao corpo para uma reação; ou de fuga ou de luta, e que nem uma forma nem outra nem sempre são boas, e por tanto, esse gerenciamento sobre elas é quem vai fazer você conseguir agir de forma positiva e assim gerar os resultados que você deseja. 

Desenvolver esta habilidade é como se você abrisse novos caminhos no seu cérebro, dando passagem para um novo perceber e atuar no mundo, permitindo opções de escolhas, adotando novas e mais assertivas decisões. E assim acaba por melhorar, clarear e deixar o caminho mais agradável de percorrer.  

Atuar com autogestão é saber gerir o que sua autoconsciência sinalizou; permita-se respirar longa e profundamente após a influência de emoções negativas, ou até mesmo das positivas, isto vai oxigenar seu córtex cerebral, e deixar seus pensamentos mais claros; no ápice das emoções, procure se afastar do agente gerador, e estabelecer um raciocínio lógico e equilibrado do momento, focando em um resultado satisfatório e positivo; seja capaz de prestar a atenção nas emoções das outras pessoas e tente não se abalar com os impulsos delas.

Busque sempre que possível desenvolver essa habilidade.

Atuar com autogestão é saber gerir o que sua autoconsciência sinalizou, procure prestar mais atenção nas suas emoções, e nas de outras pessoas.