"Conhece-te a ti mesmo”, esta frase nos revela a importância do Autoconhecimento, de conhecermos a nossa própria natureza. Esse processo muda a forma como vemos o mundo e nos vemos e consequentemente a maneira como interagimos com as pessoas, abre a possibilidade de aprendermos coisas novas e flexibilizarmos nossas verdades.
Nossas decisões são pautadas em nossas crenças e nossos valores, por isso quando permitimos esse autoconhecimento, podemos tomar decisões mais assertivas, temos clareza e maturidade para ter uma visão de longo prazo, focando no resultado extraordinário que esperamos alcançar.
Quando sabemos o que queremos de verdade, não apenas pelo desejo do Ego, mas pelo querer do coração, se sabemos no que somos verdadeiramente bons, ou seja, o que fazemos com mais facilidade que as outras pessoas, onde nos destacamos, que emoções nos permeiam, quais gatilhos estartados contribuem ou prejudicam, como as pessoas nos percebem, e como percebemos as pessoas. Essas respostas contribuem para ações mais assertivas e eficientes na nossa vida. Algumas pessoas perdem muito tempo porque não se conhecem, e assim tomam decisões não pelo que é verdadeiramente importante para si, mas pelo que acredita ser o que o outro quer, o que o mercado de trabalho ou o chefe demanda, por não saber quem realmente é, no que o diferencia, no que acredita genuinamente.
Para construir relações fortes e uma carreira sólida, é preciso focar no que te diferencia, no que você acredita, saber como voce reage em determinadas situações e diante de frustrações, no que as pessoas esperam de você, no que você é capaz de entregar.
Para isso, sugiro que você perceba suas atitudes e reações diante dos fatos, peça feedback e se permita se transformar no que for preciso para atuar de cada vez mais de forma consciente e clara.
Realizar assessment também auxilia na busca do olhar para si, entender seu perfil comportamental de personalidade, quais são seus motivadores, também ajuda nessa busca em se autoconhecer, e em saber como os outros o percebem.
O processo de autoconhecimento é continuo e dinâmico, afinal nos encontramos em um ritmo evolutivo constante. Uma nova habilidade adquirida, terá em média cinco anos de validade no mercado de trabalho. Por isso a necessidade de se manter em constante aprendizado e transformação, afim de garantir o sucesso tanto, profissional quanto pessoal.
Permita-se se ressignificar, seja grato pelo que tem de melhor, aceite e não se culpe pelo que não faz bem, ou pelo que não goste, ouça as pessoas e principalmente, ouça a si mesmo, e acredite não somos perfeitos.
Foque no que te diferencia, no que você é bom, entregue ao mundo aquilo que você acredita, saiba qual o seu propósito e missão de vida, sem sombra de dúvidas, você será melhor ainda.