quinta-feira, 17 de março de 2022

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES

HONDA CRF 1.100 L AFRICA TWIN COM CÂMBIO AUTOMÁTICO




Já comentei que a Honda CRF 1.000L Africa Twin é uma moto para cruzar um país, um deserto, um continente, quem sabe dar uma volta ao mundo. Testei a versão com câmbio tradicional, mecânico, aquele onde se aciona o manete de embreagem e troca as marchas com o pé num pedal do lado esquerdo da moto. Agora testei a Africa Twin com câmbio automático DCT ( Dual Clucth Transmission) que tem dupla embreagem. Para entender melhor, nessa moto a função Drive é acionada através de um botão no comutador direito e aí é só acelerar que as marchas vão trocando automaticamente e as reduções também mas se você estiver passeando e quiser descer as marchas para uma arrancada mais forte é só apertar um botão no comutador esquerdo e fazer a redução. Essa tecnologia na Africa Twin é maravilhosa para as estradas, o off road e nas situações menos truncadas do dia a dia no trânsito. Definitivamente ela não é para isso. No trânsito travado, andando entre os carros onde as vezes é necessário movimentar a moto para trás para desviar de um carro parado ou manobrá-la para colocá-la numa vaga usando a força das pernas, é preciso não esquecer de colocar o câmbio na posição Neutro. Se esquecer pode, durante essas manobras, tomar um susto com os pulos da motocicleta ao acionar o acelerador sem querer. Explicando melhor, com o câmbio em Drive, se você manobra a moto parada, com as pernas, ao puxar a moto você pode girar o acelerador num curso pequeno que será suficiente para a moto dar um pulo. Outro detalhe que percebi é que o acelerador fica mais sensível quando a motor está frio e é preciso movimentá-lo com atenção para a moto não sair pulando. É evidente que se comprar esse modelo com câmbio DCT e rodar bastante com ele vai acabar se acostumando a essas situações e depois de um tempo fará tudo automaticamente, sem sustos. Fora a atenção que se tem que ter sobre o que falei a moto é um espetáculo e tem freios ABS selecionável, Wheelie Control que impede que a roda dianteira saia do chão, um painel completo LCD e painel auxiliar que libera o painel principal para colocar informações de navegaçãoiluminação Full LED, altura do acento ajustável em 870 mm, tanque de 18,8 litros e motor de dois cilindros com 99,3 cavalos de potência a 7.500 RPM e 10,5 Kgfm de torque a 6.000 RPM. A suspensão é o forte desta moto feita para superar obstáculos naturais do off road e também ter bom desempenho nas ruas e estradas asfaltadas. A dianteira é invertida tem um diâmetro de 45mm e mantém os 230mm de curso, e a suspensão traseira conta com 220mm para a máxima performance. Ambas são ajustáveis para pré-carga. A ciclística é ótima, os freios excelentes, tem controle de torque, cruise control, 6 modos de pilotagem e muito outros atributos que fizeram a Africa Twin ser a moto mais premiada em 2022 aqui no Brasil. Essa versão com o câmbio automático DCT tem preço sugerido de R$76.360 e a Honda é uma marca que leva a assitência técnica muito a sério podendo o cliente ficar tranquilo quanto a manutenção do modelo.