sexta-feira, 5 de novembro de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR



ANDEI NO JEEP COMMANDER TD380 LIMITED 7 LUGARES



Tive a minha primeira experiência com o Jeep Commander que foi desenvolvido no Brasil, chegou nas concessionárias em outubro e é o grande lançamento da marca em 2021. É o maior SUV da Jeep disponível com 7 lugares, muito luxo e tecnologia. Duas motorizações estão disponíveis, a T270 turboflex, 4 cilindros, que desenvolve 185 cv e 270 Nm de torque e a TD380 turbodiesel, 4 cilindros, com 170 cv e 380 Nm de torque. A versão testada foi a TD380 Limited com câmbio de 9 velocidades e tração 4X4. O acabamento interno é um espetáculo com ótimas opções de cores e muita tecnologia que se monitora no painel digital de 10.23” e na tela do multimídia com 10.21” com o sistema Adventure Intelligence na versão top integrado ao sistema Alexa da Amazon. Muita conectividade e navegação. Um dos principais destaques do modelo é a 3ª fileira de bancos que normalmente acomoda duas pessoas sem nenhum conforto. A Jeep, para mudar essa imagem, colocou encosto reclinável nos dois lugares desta 3ª fileira e também porta-copos e tomada USB. Essa 3ª fileira pode se deslocar 14 cm, para frente ou para trás, podendo aumentar o espaço de carga ou o espaço para quem está na 3ª fileira. A capacidade do porta-malas com os 7 lugares é de 233 litros. Com 5 lugares aumenta o espaço para 671 L e com as duas fileiras rebatidas a área de carga aumenta para 1.760 L. Apesar do seu tamanho o carro manobra bem. Tem ótimo curso da direção para facilitar as manobras o que é ótimo para um carro mais comprido. O Commander possui tecnologias de direção autônoma e o freio de estacionamento eletrônico, quando desligado manualmente, volta a frear o carro caso o motorista não esteja com o cinto de segurança. O Jeep Commander chega trazendo uma nova versão top denominada Overland e a tabela de preços apresenta apenas 4 versões. Como o carro já começa super equipado a versão de entrada é a Limited T270 por R$205.990, a versão testada foi a Limited TD380 por R$265.990. As versões top de linha são a Overland T270 por R$235.575 e Overland TD380 R$297.697.

MAIS VENDIDOS DE OUTUBRO

Outubro marcou o crescimento da GM, com ua marca Chevrolet, que foi para o 3º posto entre as marcas mais vendidas atrás da líder, Fiat, e a vice líder Volkswagen. O carro mais vendido em outubro foi o Fiat Argo com 8.381. 2º Jeep Renegade 6.723, 3º Jeep Compass 6.097, 4º Volkswagen T-Cross 6.008, 5º Hyundai HB20 5.844, 6º Hyundai Creta 5.492, 7º Chevrolet Onix 5.157, 8º Volkswagen Gol 5.039, 9º Chevrolet Onix Olus e 10º Chevrolet Tracker 4.151. Entre os comerciais leves a Fiat Strada continua imbatível com 6.130 unidades. Em 2º mais uma picape Fiat, a Toro, com 5.187. 3º Toyota Hilux 3.814, 4º Chevrolet s10 e em 5º Volkswagen Saveiro 2.174.

CONHEÇA DETALHES DO MOTOR DO CAOA CHERY TIGGO 3X

Tiggo 3x Turbo tem um dos melhores torques da categoria: 17.1 kgfm com etanol e 16.8 kgfm a gasolina. Por estar disponível em uma ampla gama de rotação (1.750 a 4.000rpm) esse torque maior torna a condução mais agradável, necessitando de menos rotação do motor e com respostas mais rápidas. Isso, aliado ao câmbio CVT de 9 velocidades, proporciona uma condução suave e com baixo nível de ruído.  Já a potência máxima é de 102 cv.

NISSAN E MOVIDA PROMOVEM TESTE DRIVE

A Nissan e a Movida se uniram para promover o Maior Test Drive da marca japonesa no Brasil. Na ação, que já está valendo, os consumidores que alugarem o Novo Nissan Kicks em qualquer loja da Movida no país terão uma diária 100% paga pela Nissan. Além disso, caso opte por comprar o crossover fabricado em Resende (RJ) após experimentá-lo, o interessado ganhará um desconto no valor do modelo em qualquer concessionária Nissan.


CORRESPONDÊNCIA PARA ESTA COLUNA: JOAOMENDES@ESTUDIOJ.COM.BR