sexta-feira, 8 de outubro de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

O SOFISTICADO E AVENTUREIRO HONDA ADV 150




Testei o scooter Honda ADV 150 que tem um desenho moderno que me agrada muito. A sigla ADV vem de "adventure" portanto é um scooter aventureiro e até tem pneus com um desenho que atende bem no asfalto e não faz feio na terra. A roda dianteira é de 14” e a traseira de 13”. O conjunto de faróis de LED é bem integrado a carenagem que tem um pequeno para-brisas ajustável. Embaixo do guidão, do lado esquerdo, existe um pequeno compartimento para pequenos objetos e tomada 12v. O banco é confortável também para o garupa e embaixo dele um ótimo porta-objetos que pode comportar até dois capacetes dependendo do modelo. A suspensão traseira tem dois amortecedores da marca Showa com reservatório externo. O painel é digital e a chave, denominada Smart Key, é presencial. Basta chegar perto do scooter e girar um botão para abrir o banco, abrir o compartimento da gasolina e ligar o motor. Aliás, esse scooter é muito econômico e a Honda ainda colocou o sistema Start/Stop que desliga o motor nas paradas e religa automaticamente ao começar a movimentar o punho do acelerador. Esse sistema funciona com grade precisão. O motor tem 149,3 cc e 13,2 cavalos de potência com câmbio automático. Os freios tem o sistema ABS. Gostei muito da ciclística e do desempenho dos pneus que no asfalto me surpreenderam e na terra não decepcionaram. Um scooter já ajuda muito no perímetro urbano e com essa pegada aventureira o ADV 150 vai agradar em cheio quem também tem estradas de terra em seu trajeto. Quem mora nas cidades do interior do país pode aproveitar muito bem esse modelo que recém lançado já é um estrondoso sucesso. Cheio de estilo e tecnologia o preço do Honda ADV 150 é R$18.500 mas está difícil achar por esse preço. Como a procura pelo modelo é enorme, e está vendendo tudo, as concessionárias estão praticando um valor acima do sugerido pelo fabricante.

AUTOS MAIS VENDIDOS DE SETEMBRO

O mercado de automóveis está apresentando números irregulares porque hora é uma fábrica que para a produção hora e outra que está voltando mas as montadoras ainda tem problemas com a falta de peças e componentes eletrônicos. Com isso em setembro a Hyundai com su hatch HB20 liderou o mercado com 7.147 unidades comercializadas. Em segundo ficou o Jeep Compass com 6.823, 3º Volkswagen T-Cross 5.733, 4º Fiat Argo 4.911, 5º Fiat Mobi 4.574, 6º Hyundai Creta 4.550, 7º Jeep Renegade 4.503, 8º Chevrolet Onix 4.311, 9º Chevrolet Tracker 3.936 e 10º Chevrolet Onix Plus com 3.747.

MAIS SOBRE A FORD TRANSIT

A Ford está trazendo a sua linha de comerciais leves denominada Transit do Uruguai. A Transit lidera o mercado nos Estados Unidos e Europa e quer dominar também o mercado da América Latina. Já fiz alguns comentários sobre essa novidade e nesta edição conto um pouco mais. Seu motor é um 2.0 L EcoBlue Turbo Diesel que desenvolve 170 cavalos a 3.500 rpm e tem 41,3 Kgfm de torque. São três modos de direção, Normal, Econômico e Escorregadio. A tração é traseira e a caixa de marchas tem 6 velocidades. Esse motor tem turbo de geometria variável, correia banhada em óleo e assim as trocas desse óleo são a cada 20.000 km. A direção é elétrica, tem Start/Stop, sistema de monitoramento da carga da bateria, assistente de troca de marchas no painel, pneus de baixa resistência ao rolamento, estribo elétrico e câmera de ré de série e multimídia em tela flutuante de 8”.

ARENA FEST CAR EM DEZEMBRO

Coloque na sua agenda que no dia 19 de dezembro vai acontecer na Arena da Juventude na Vila Militar de Deodoro, Rio de janeiro, o Arena Fest Car, um grande encontro de carros rebaixados, preparados, modificados e antigos. Para facilitar a chegada no evento o endereço é Av. Brasil, saída 27. O ingressos estão com preços promocionais no site sympla.com.br. Também serão arrecadados alimentos e brinquedos para a campanha Natal Solidário. Em breve conto mais sobre esse evento que já teve edição semelhante no Parque Olímpico da Barra da Tijuca e fez o maior sucesso.

COMERCIAIS LEVES MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO

A Fiat domina esse segmento com 3 modelos entre os 10 mais vendidos e além disso tem o líder e o vice líder. Em 1º Fiat Toro 6.852, 2º Fiat Strada 5.772, 3º Toyota Hilux 4.396, 4º Chevrolet S10 4.234, 5º Fiat Fiorino 2.316, 6º Volkswagen Saveiro 1.389, 7º Ford Ranger 1.350, 8º Mitsubishi L200 1.276, 9º Nissan Frontier 1.184 e em 10º Renault Master 701.


Correspondência para esta coluna: joaomendes@estudioj.com.br