Maria Helena Cantamissa
Posse por aclamação da Diretoria do 31º Conselho Comunitário de Segurança
No dia 25 de agosto de 2021, na sede do 31º BPMERJ, localizado à Avenida Salvador Allende nº 5500, no Recreio dos Bandeirantes, reuniu-se o CCS da AISP 31, com a presença dos Membros Natos, o Comandante do 31º BPM, Ten. Cel. Uirá do Nascimento Ferreira e dos Delegados da 16ª Delegacia de Policia, Dr. Leandro Gontijo de Siqueira Alves e da 42ª, Dr. Luis Maurício Armond Camposo, sendo presidida pelo Comandante Uirá, para a Posse por aclamação da nova Diretoria biênio 2021/2023.
A mesa foi composta pelo Capitão Castelo do Barra Presente, Marcio Valente, representando o governador do Estado, sub-prefeito da Barra e Recreio Rafael Lima, Tenente Andressa do Recreio Presente, Comandante Ricardo Gomes do Corpo de Bombeiro (GBS), Inspetor Isnaild da Guarda Municipal, Delegado Luis Maurício, Comandante Uirá, Ricardo Magalhães, Simone Kopesisnsky, o advogado Marcos Soares, presidente da OAB Barra e o Capitão da PM Matheus Gustavo.
Após a abertura, a ex-presidente Simone, que teve seu mandato prolongado devido à Pandemia (2018/2021), despediu-se com um emocionante discurso, relembrando da mãe, sua grande incentivadora, a quem devotou todo o seu carinho e amor eterno, com belíssimas considerações e muitos agradecimentos.
O Coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança, Capitão da PMERJ Matheus Gustavo, falou da manutenção de uma presidência interina dos CCS durante a pandemia, em um breve histórico, iniciado desde a criação em 1999, contando atualmente com mais de 60 conselhos espalhados por todo o estado. De acordo com ele, os CCS são um importante canal institucional de interlocução com a sociedade, cujo objetivo principal é essa aproximação da sociedade com os membros natos e poder público de modo geral. Segundo o capitão, esse conselho é muito bem representado, com pluralidades, exemplificando com a presença de Marcio Valente (Instituto de Segurança Pública) representante do poder executivo, denotando a grande importância do conselho, bem ainda, representantes de poder executivo municipal. Ressaltou que dessa força podemos melhorar a segurança da região e finalizou elogiando Simone de maneira excepcional, com reconhecimento à sua pessoa extensivos a toda a diretoria. Exaltou que o 31º é exemplo de boa prática e uma referência no Estado, multiplicando suas boas práticas, principalmente em relação ao vídeo institucional que foi uma inovação.
Concluiu que não poderia faltar nessa "eleição por aclamação e posse da nova diretoria", deixando expresso que tais pessoas se voluntariam em prol da coletividade, nenhuma tendo qualquer espécie de bônus; na verdade só responsabilidades e ônus de confeccionar atas, de cumprir os ritos que estão regulamentados, dentre outros afazeres.
Segundo ele, o novo presidente, Ricardo Magalhães é um nome já conhecido, que com certeza, manterá o conselho que já é referência no Estado, multiplicando suas boas práticas.
Ricardo Magalhães, emocionado, pediu um "segundo de reflexão", pela perda de dois grandes amigos, Azaury Alencastro e Monica Moerbec, bem ainda, que emanássemos energias positivas para todos os nossos irmãos que partiram dessa vida.
E diante da importância do DECRETO nº 47.651 editado em 16 de junho de 2021, Ricardo fez questão de ler o Artigo 7º, in verbis:
Art. 7º - Os CCS terão por finalidade:
I - aproximar as instituições policiais da comunidade e vice-versa, de modo a restaurar a imagem e a restituir a credibilidade pública, transmitindo mais confiança e sentimento de segurança à população fluminense.
II - o trabalho consultivo, propositivo e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e de defesa social, respeitadas as instâncias decisórias e as normas de organização da Administração.
III - promover ações de segurança pública e de políticas transversais para a preservação da vida, através da mobilização social visando à colaboração e ao constante aprimoramento do sistema de segurança pública.
IV - aprimorar o controle da criminalidade por meio do apoio daqueles que convivem mais de perto com os problemas no cotidiano.
V - elevar o grau de entendimento da comunidade sobre a complexidade dos problemas relacionados à segurança pública, auxiliando, assim, a esclarecer à população o papel de cada instituição na busca por soluções.
VI - discutir com os Delegados Titulares, das Unidades de Polícia Administrativa e Judiciária, com os Comandantes dos Batalhões da Polícia Militar ou com os seus representantes, a definição de prioridades na segurança pública, na área de atuação dos CCS.
VII - fomentar programas de instrução e divulgação de ações de autodefesa às comunidades, inclusive estabelecendo parcerias, projetos e campanhas educativas para a redução da violência interpessoal.
VIII - programar eventos comunitários que fortaleçam os vínculos entre a comunidade e as organizações policiais, e que destaquem o valor do esforço conjunto no desenvolvimento de ações preventivas contra a violência e a criminalidade.
IX - incentivar a integração entre os CCS e instituições públicas e privadas, cujas atividades exerçam influência na segurança pública.
X - colaborar na identificação das deficiências de instalações físicas.
Leandro, o delegado da 16ª DP, se apresentou esclarecendo que é delegado há 20 anos e que pretende deixar um legado. O delegado Dr. Luiz Maurício Armond, recém chegado à 42ª DP, apresentou-se como proveniente da 35ª e da 34ª (Bangu).
Morador da região, afirmou que trouxe uma equipe combativa, e que já efetuou levantamento da mancha criminal e da grandes demandas da região. Concluiu a sua fala, expressando que não se furta a atuar, tem empenho e força de vontade para combater a criminalidade e que dará as devidas respostas à comunidade, concluindo: - Contem com a 42ª!Carlos Augusto Nogueira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALERJ, de Renan Ferreirinha, Secretário Municipal de Educação, do Vereador Carlo Caiado, presidente da Câmara Municipal e um grande incentivador do Barra Presente e Recreio Presente, e de Representantes de Associações de Moradores como Bulhosa da AMAPLUC, Tadeu da ABM, AmaVag, AMAIL, AMORE e AMAR, foram prestigiar a posse.
O presidente Ricardo Magalhães encerrou a reunião com animador discurso e apresentação da nova diretoria, com a seguinte composição: Simone Kopesisnsky, vice-Presidente, Sônia Magalhães e Thamar de Araújo Gaiser, como 1ª e 2ª Secretárias, respectivamente, Maria Lucia Mascarenhas (diretora social), Luiz Alberto Melo Igrejas Lopes, Edson Reis e Maria Helena Cantamissa no Conselho de Ética. Ao final, conclamou: "Esse é um momento de fazermos um pacto para que o Estado do Rio, a prefeitura, segmentos da Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiro e a sociedade com o CCS, possam sair mais uma vez vitoriosos de tudo isso."