sexta-feira, 16 de julho de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

NOVA BMW G 310 GS CHEGA EM AGOSTO



A fábrica De motocicletas do BMW Group de Manaus (AM) acelera suas operações com o início da produção da mais nova geração da sua moto de entrada, BMW G 310 GS, prevista para chegar ao mercado no próximo mês de agosto. Esse modelo da BMW, que é o mais acessível e hoje custa R$33.500, é o marco que encerra as celebrações dos 40 anos da linha GS, iniciadas em julho do ano passado, e ainda reforça a estratégia da BMW Motorrad, de liderança do segmento premium de motocicletas no mercado brasileiro. Única unidade do BMW Group fora da Alemanha dedicada à produção de motocicletas, Manaus é responsável hoje pela fabricação de nove modelos: G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 R, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure. A planta manauara mantém os níveis de qualidade equivalentes às motos montadas pelo BMW Group em Berlim (Alemanha), comprovados por auditorias realizadas periodicamente por uma equipe qualificada. De lá saem 99% das motocicletas BMW comercializadas no Brasil. A planta do BMW Group em Manaus emprega atualmente 215 colaboradores, incluindo terceirizados diretos, tem capacidade produtiva de 15 mil unidades anuais e tem previsão de fabricar, em 2021, mais de 10 mil motocicletas. São mais de 50 fornecedores locais na operação.

UM NOVO CAMINHO RUMO À MOBILIDADE A HIDROGÊNIO

A associação do Renault Group com a Plug Power gerou a HYVIA que está presente na França com quatro unidades. Até o final de 2021, a empresa montará na fábrica de Flins, as células de combustível, e postos de recarga de hidrogênio que serão oferecidos em toda a Europa. “HY” para hidrogênio, “VIA” para caminho: a HYVIA abre um novo caminho rumo uma mobilidade descarbonizada, oferecendo um ecossistema completo e único. O hidrogênio verde proveniente da eletrólise da água permite uma mobilidade com zero emissão de CO2 durante o uso, maior autonomia e um tempo de recarga de apenas alguns minutos.

VANS DA MERCEDES LIDERAM NO SEGMENTO LARGE

A Mercedes-Benz Vans mantém a liderança no segmento de Large Vans (3,5 a 5 toneladas) no Brasil com 4.681 emplacamentos, incluindo Vans, Furgões e Chassis. Esse resultado representa 34% de participação de mercado no primeiro semestre de 2021, apresentando um aumento de 10% com relação ao mesmo período do ano anterior. A marca também continua líder no segmento de Vans, com 1.751 veículos vendidos e 62% de market share. Além disso, o Sprinter Truck apresentou 953 emplacamentos de janeiro a junho desse ano, o que equivale a 19% de participação e um aumento de 61% se comparado ao ano passado, enquanto a categoria de Furgão cresceu 23% em relação a 2020, com 1.977 emplacamentos e 33% de parcela de mercado.

FROTA DO RALLY DOS SERTÕES TERÁ CARROS CONECTADOS

Pelo terceiro ano consecutivo, os veículos da organização do Rally dos Sertões 2021 estarão conectados pela tecnologia de monitoramento da Smart Driving Labs, plataforma para carros conectados, cuja missão é transformar dados em oportunidades. Neste ano, o percurso da 29ª edição do maior rally das Américas acontece de 13 a 22 de agosto num um roteiro 100% nordestino. Dos nove estados do NE o rally vai passar por sete. Durante 9 dias, serão percorridos cerca de 3.500 km pelo sertão, cujo cenário principal será a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro. Além dos carros de competição, o evento conta com uma frota de 60 carros da organização, que circulam pelo percurso com tripulações responsáveis pela área técnica, comunicação, ambiental, staff, entre outros.