sexta-feira, 21 de maio de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

FORD BRONCO VEM PRA BRIGA


Lançado em 1966 o Ford Branco, na sua primeira geração, foi o primeiro veículo designado como SUV, Sport Utility Vehicle. Outras 4 gerações vieram depois e o modelo passou a ser um ícone da marca que resolveu descontinuá-lo em 1996. Passados 24 anos de sua retirada do mercado a Ford fez seu relançamento nos Estados Unidos, a 6ª geração, que agora chega ao Brasil importado do México onde é fabricado na cidade de Guadalajara. 
No Brasil esse SUV médio só será comercializado na versão Sport Wildtrack que tem motor 2.0 litros GTDI, 4 cilindros, turbo, com injeção direta de gasolina, que desenvolve 240 cavalos de potência e tem 38,0 Kgfm de torque. A transmissão é Select Shift, automática de 8 velocidades com os paddle shifters no volante para as trocas manuais. O modelo é 4X4 e vem com o sofisticado sistema GOAT – Go On Anytime Terrain – que possui gerenciamento de terrenos. Com uma simples movimentação em um botão situado no console central pode se escolher entre Normal, Eco 4X2, Sport, Escorregadio+Enchente, Areia e Rocha. Cada uma dessas posições possui um gerenciamento diferente das trocas de marchas, uma progressão diferente do pedal do acelerador, do controle de tração e atua também em outros parâmetros do carro. Na função ECO gerencia até o sistema de ar condicionado para mais economia e na função Lama permite até que as rodas patinem para soltar a lama dos pneus. O Ford Bronco Sport é um carro para se divertir, para fazer off road mesmo. É a união do desempenho com ótima capacidade para o fora da estrada com versatilidade, conveniência e design. Sua altura do solo é de 223 mm, no meio do entre eixo essa altura é de 267 mm, o ângulo de entrada 30,4º e ângulo de saída 33,1º. As rodas são de 17” e os pneus são do tipo todo terreno Pirelli Scorpion ATO acesso ao porta-malas pode ser feito abrindo toda a porta ou apenas o vidro trazendo muita praticidade e sua capacidade é de 481 litros. Nele existem ganchos para prender a carga e o piso é emborrachado para facilitar a limpeza. Tem uma mesa que pode dividir o compartimento em dois andares e pode ser retirada e usada fora do carro. Também no porta-malas tem um abridor de garrafas fixado na estrutura do carro e duas tomadas, uma de 12V e outra de 110V com capacidade de 400w. Na tampa existem dois refletores de LED que iluminam muito bem uma boa área junto da entrada do compartimento que tem capacidade para 481 litrosOutra tomada de 110V serve aos ocupantes do banco traseiro junto com outra tomada de 12V. No interior destaque para o sistema Sync 3 com tela de 8” sensível ao toque. O sistema pode ser acionado por comando de voz para controlar o smartphone, ar condicionado, áudio, navegação e o Apple Car Play ou Android Auto. Uma novidade do modelo é uma câmera frontal 180º que pode ser acionada manualmente ou automaticamente quando o sistema GOAT estiver na posição para superar pedras. O som é muito bom ! É da B&O, Bang & Olufsen, marca ícone da Dinamarca. São 10 auto falantes totalizando 1.000w mais um sub woofer. No console tem carregador de smartphone por indução e junto tem as entradas USB. No interior destaco também os bancos de material sintético bonitos e muito bem acabados, os porta-objetos e o teto solar elétrico. O Bronco tem o Ford Pass Connect para acesso remoto a comandos. Nele se pode conferir de casa a pressão dos pneus, nível do combustível e até o agendamento de revisões. Na segurança o carro está um espetáculo, tem alerta de colisão, alerta de ponto cego, alerta de centralização e faixa, câmera traseira 180º, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente automático de frenagem, assistente de manobras evasivas e detector de pedestres, 9 air bags e farol alto automático. Testei o carro pelas ruas e vias expressas do Rio de Janeiro e a dirigibilidade é muito boa. A visão de quem está no banco dianteiro mostra um capô alto e e a linha de cintura também é mais alta. Aliás, o modelo tem várias cores disponíveis mas acima da linha de cintura ele sempre vem na cor preta. O carro tem cabine muito silenciosa e mesmo andando em ruas de paralelepípedos a suspensão segura bem as imperfeições e o carro é confortável e o barulho dos pneus nas irregularidades não chega a incomodar. Em estrada de terra, na região da praia de Grumari, o carro está sempre na mão e o escalonamento do câmbio funcionou muito bem, o mesmo aconteceu numa subida de serra. Os comandos estão bem a mão e a tela da central multimídia está bem posicionada e facilita a leitura. O painel tem muita informação e é de fácil leitura. Andando num circuito misto o consumo de combustível ficou em 8 km/l, o que é bom para um motor de 240 cavalos. Falando em potência, o Bronco arranca muito bem, faz de 0 a 100km/h em apenas 8 segundos, e tem ótima retomada de velocidade. Uma curiosidade, todo carro da Ford tem a marca oval na grade dianteira menos os seus dois ícones. O Mustang que tem o cavalo e o Bronco que tem seu nome na grade e apenas um oval da Ford, discreto, na tampa do porta-malas. O Ford Bronco chega ao Brasil por R$256.900 e por mais R$87.500 ele pode ser blindado pela Leandrini Blindagens autorizada pela Ford para este serviço mantendo as garantias de fábrica. Por este preço o Ford Bronco vence todos os seus concorrentes pelo nível de equipamentos e pelas sua qualidades para o off road, com motor mais potente e com um preço bem menor.