sexta-feira, 5 de março de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 


TRAILHAWK É A VERSÃO DO JEEP COMPASS MAIS OFF-ROAD


Passei uma semana t
estando a versão Trailhawk do Jeep Compass que tem motor 2.0, Multijet, 4 cilindros em linha, turbo diesel de 170 cavalos, torque de 35,7 kgfm @ 1.750 rpm e câmbio automático de 9 velocidades. Dos SUVs médios o Compass é o mais capacitado para você sair numa aventura fora da estrada porque tem tração 4X4, com reduzida, e seletor de terreno com 5 modos. Também pensando no fora da estrada a turma da Jeep colocou nesta versão o estepe nas mesmas medidas dos pneus originais, no assoalho do porta-malas. Já pensou você numa trilha aí fura um pneu e seu estepe é aquele pneu fininho que só serve no asfalto, não dá né ! Por causa do pneu normal o porta-malas tem capacidade de 390 litros, 20 litros a menos do que nas outras versões. Tanto a suspensão dianteira como na traseira o sistema é o McPherson com as rodas independentes. O Compass é espaçoso e confortável também no banco traseiro. Acomoda muito bem 4 adultos e mais uma criança. Essa versão tem muitos equipamentos de segurança e boa conectividade. Custa R$208.990. A versão testada veio com o opcional Pack High Tech - MY'21, que eu recomendo, por R$9.900. Esse pacote tem piloto automático adaptativo, aviso de mudança de faixas, comutação automática de faróis, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, sistema de som da Beats, abertura eletrônica das portas e banco elétrico também para o passageiro. Quem for comprar a versão Trailhawk não pode deixar esse pacote de fora.

CARROS ELÉTRICOS CHEGAM MAIS RÁPIDOS

Para lançar aqui no Brasil um carro ou moto com motor a combustão, seja etanol, gasolina ou diesel, dá um trabalho danado e muita despesa. O veículo tem que ser homologado e estar dentro das normas anti poluição e isso custa um bom dinheiro. Já para trazer um carro com motor elétrico não precisa nada disso. O carro não polui. Com isso a JAC Motors já está comercializando alguns modelos inclusive um caminhão que está tendo boa aceitação.

NO RJ PODE SE PARCELAR DÉBITOS DE TRÂNSITO EM ATÉ 12X

Em 2021, os Detrans de todo o Brasil modificaram os prazos para os pagamentos dos débitos de trânsito como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento, multas, entre outros débitos. Normalmente, os dias de pagamento são definidos de acordo com a região e o final da placa de cada veículo. A quitação do valor do imposto pode ser dividida em até três vezes, com parcelas distribuídas entre os meses de janeiro e março e o contribuinte também pode optar por pagar em uma única parcela com desconto. A novidade para os mais de 5.5 milhões de condutores cariocas é que agora eles poderão parcelar seus débitos de trânsito em até 12x no cartão. O serviço de consulta e pagamento é disponibilizado pela Zapay ( usezapay.com.br ), startup que tem como propósito facilitar a vida do cliente e desburocratizar os processos de pagamento de débitos em Detrans de todo Brasil.