João Mendes
TUDO NOVO NO NISSAN VERSA 202
A
Nissan resolveu atacar no segmento dos sedãs com
um modelo que
agora, na sua versão 2021, tem muitas qualidades
para obter sucesso.
Me refiro ao Nissan Versa que foi tão modificado
que a versão
antiga continua sendo vendida com outro nome,
V-Drive.
A
primeira coisa que se nota no novo Versa é o seu
desenho que ficou
muito mais bonito, com linhas mais equilibradas,
com os faróis mais
proporcionais em relação a grade e outros itens da
dianteira. A
traseira também ficou mais harmoniosa e sem uma
inclinação que não
me agradava no modelo anterior. Só
as novas linhas já seriam motivo para que o carro
chamasse a atenção
do público mas a Nissan colocou um conteúdo que a
concorrência não
tem. Testei a versão top designada Exclusive que
tem alerta
de colisão frontal com assistente
inteligente de frenagem, visão 360º inteligente
com a imagem integrada ao multimídia de 7" e com
detector de objetos em movimento (alerta
de tráfego cruzado),
monitoramento
de ponto cego,
chave presencial e partida
através de botão, 6 air bags, rodas de liga leve
de 17", controle
de estabilidade e tração, controle de partida em
rampa e muito
mais. Importado do México ele vem com motor 1.6,
aspirado, flex,
que
desenvolve 114 cavalos e câmbio CV, o
mesmo já utilizado no Nissan Kicks.
O
consumo na cidade é de 8
km/litro com etanol e 11,7 km/litro na gasolina e
na estrada 10
km/litro com etanol e 13,9 km/litro na gasolina.
Esse
motor já consagrado nos carros da Nissan tem um
desempenho bom para
o dia a dia, para quem não quer exagerar nas
arrancadas e privilegia
a economia de combustível. A arrancada de 0 a 100
Km/h acontece em
10,7 segundos, o que não é mal, e a velocidade
final está em 185
km/h. Dirigindo a gente vê o conforto pela
suspensão e a direção
elétrica muito leve e
percebe como a cabine é silenciosa.
O
interior está mais sofisticado com
acabamento nos bancos e no volante "premium soft
touch", ar
condicionado automático digital, apoio de braço
central traseiro,
ótimos porta-objetos e um porta-malas
é de 482 litros. O
Novo Versa também tem faróis em LED, assinatura
dos faróis também
em LED, antena tubarão. A
versão que testei, com tudo descrito
anteriormente, é a Exclusive e
custa R$92.990. A versão de entrada é a Sense com
câmbio manual
por R$72.990 e com câmbio CVT
R$77.990, e a versão intermediária é a Advance CVT
por R483.490. A
Nissan tem um plano com preços fixos das revisões
muito em conta. O
Novo Nissan Versa marcará presença na final da 12ª
temporada do
reality
show "A
Fazenda", da Rede
Record
TV. A versão topo de linha Exclusive será o prêmio
do segundo
colocado dessa edição. O modelo da marca japonesa
será entregue
quando o último episódio do programa deste ano for
ao ar. O Novo Nissan Versa chegou ao Brasil para
desafiar conceitos e
para ser uma referência para os consumidores. E
também para os
especialistas no assunto. O sedã da marca japonesa
recebeu o
reconhecimento dos jornalistas automotivos ao ser
considerado o
"Melhor Carro da América Latina 2021" pela
Americar (Associação
América Latina da Imprensa de Carros), apenas um
mês depois de seu
lançamento no mercado nacional.
O
júri da Americar, formado por 57 jornalistas
automotivos de 12
países, destacou o design, a segurança e a
tecnologia que o Novo
Nissan Versa oferece aos consumidores desde a sua
versão de entrada.
A categoria na qual o sedã da marca japonesa foi
escolhido engloba
todos os automóveis produzidos e montados nos países
da América
Latina. Sem
dúvida a Nissan agora tem um sedã para
disputar o mercado e
pretende vender aproximadamente 7.000 unidades dessa
novidade em
2021.