Na agenda estão cursos que vão desde a produção de cafés especiais, operação, torra até o passo a passo de como montar uma cafeteria
Começou ontem (18), a 8ª edição da Semana Internacional do Café, principal evento do setor no Brasil e um dos cinco maiores do mundo. Serão 3 dias de evento totalmente on-line e gratuito, dentro de uma plataforma exclusiva, com conteúdos para toda a cadeia produtiva e cursos com grandes especialistas.
O evento vai até o dia 20 com uma programação com 170 palestrantes, debatendo 65 conteúdos diferentes, entre painéis, entrevistas, palestras e cursos que abordam consumo, torrefação, agronegócio, comercialização, foco no barista e cafeterias. E pela primeira vez, 60 marcas vão ocupar estandes virtuais para apresentar seus produtos. O cadastro pode ser feito pelo site oficial do evento.
Na lista de temas dos cursos estão “aprenda como produzir café especial”, “como construir um negócio promissor no café”, “como montar uma cafeteria especial”, os “cuidados com a operação e equipamentos de uma cafeteria”, o “passo a passo do café solúvel” e as “vantagens de secar bem o seu café especial”.
Também estão na programação palestras e discussões sobre a retomada das cafeterias e negócios, como vem se construindo o hábito de consumo de café, processo de sucessão nas propriedades rurais, microtorrefação de cafés, presença da mulher na agroindústria do café e o cenário de café pós-pandemia.
A abertura oficial do evento acontece no primeiro dia, das 15h às 16h, com palestra dos realizadores, Roberto Simões, presidente da FAEMG e Sebrae Minas, Carlos Melles, presidente do Sebrae; Ana Valentini, Secretária de Estado da Agricultura e Abastecimento de Minas Gerais; e Caio Alonso Fontes, sócio-fundador e diretor da Café Editora.
Dentre as atrações previstas, está a presença de convidados internacionais do setor, além de renomados especialistas nacionais como Ricardo Amorim, Luiza Helena Trajano, João Apolinário, Eliana Relvas, Isabela Raposeiras, Carlos Brando, Josiana Bernardes, entre outros.