sexta-feira, 2 de outubro de 2020

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

ANDANDO NO RENAULT SANDERO STEPWAY


O Renault Sandero foi o primeiro modelo da marca francesa a estrear fora da Europa. Ele chegou no Brasil no final de 2007 e por muito tempo foi o mais vendido da marca por aqui sendo destronado pelo sub compacto Kwid. A versão Stepway chegou com o chamado espírito aventureiro e mais equipamentos mas o estilo do Sandero não impressionava. A Renault nos últimos anos melhorou muito o desenho de seus carros e o Sandero também ficou muito mais bonito. Testei o Renault Sandero Stepway na versão top denominada Iconic. Motor 1.6 16V, Flex de 118 cavalos e câmbio automático CVT X-Tronic que faz as trocas de marchas mais suavesO modelo tem 18,5 cm de altura do solo, rodas biton diamantadas de 16" e controle de estabilidade e tração. Ao entrar no carro a percepção é de um espaço maior do que o de um hatch compacto e essa versão tem boa sofisticação. Os bancos são revestidos em couro, a central multimídia é a Media Evolution disponível para Android Auto e Apple CarPlay, e o usuário tem acesso ao Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e enviar áudios do WhatsApp diretamente na tela touchscreen de 7”. E ainda contar com Eco Scoring, Eco Coaching, câmera de ré e bluetooth. Para a categoria o porta-malas é bom e tem capacidade para 320 litros. No design destaque para os faróis duplos, faróis auxiliares com moldura cromada, tem barras no teto para suportar bagagens e os retrovisores são na cor do veículo e tem a seta embutida. A tampa do motor possui amortecedor que a mantém aberta sem colocar aquela haste o que não é comum encontrar neste segmento. Gosto da dirigibilidade do Stepway com esse motor de 1.6 litro que é econômico. Segundo o Inmetro o consumo, usando só gasolina, é de 10 km/l no perímetro urbano e 13,4 km/l na estrada. O câmbio automático transforma o carro é faz trocas precisas. Subi e desci uma serra e o câmbio não me trouxe nenhuma preocupação, foi colocar em Drive e esquecer. Renault Stepway tem preço inicial de R$70.090 para a versão Zen que tem câmbio manual e a versão testada, Iconic, com câmbio CVT, custa R482.190.

MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO

A picape Fiat Strada 2021 chegou arrasando e foi o veículo mais vendido no mês de setembro desbancando a liderança do hatch Chevrolet Onix. Outra surpresa foi o Novo Chevrolet Tracker que chegou no início da fase de isolamento, foi para a liderança, e depois voltou a perder para os dois modelos da Jeep, o Renegade e o Compass, mas em setembro o Tracker recuperou a liderança e o Volkswagen Gol continua subindo no ranking. Veja os 10 mais vendidos em setembro: 1º Fiat Strada 11.873; 2º Chevrolet Onix 11.710; 3º Volkswagen Gol 9.134; 4º Hyundai HB20 8.565; 5º Fiat Argo 7.985; 6º Chevrolet Onix Plus 7.093; 7º Chevrolet Tracker 6.403; 8º Jeep Compass 6.042; 9º Ford Ka 5.956 e 10º Jeep Renegade 5.748.

AUTOMEC 2021 A PLENO

Vai acontecer de 06 a 10 de abril de 2021, no São Paulo Expo, a Automec, maior feira de auto peças que reúne a turma das oficinas, os reparadores e instaladores, com os varejistas e atacadistas de peças e ferramentas mais prestadores de serviços. Organizada pela Reed Exibition a mostra chega a sua 15ª edição ocupando uma área de 93.000 m² e mais de 1.000 expositores. A Automec teve sua primeira edição em 1993 a na última edição recebeu 74.000 pessoas de 62 países e na próxima edição a novidade é que o evento vai estar 100% na plataforma digital para ser acessado pela internet.