sexta-feira, 11 de setembro de 2020

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

CHEVROLET TRACKER TEM DESEMPENHO E ECONOMIA

Lançada em março, logo no início do isolamento social por causa da pandemia, a Chevrolet Tracker 2021 fechou abril como o SUV mais vendidos alcançando a 10ª posição entre todos os veículos produzidos no Brasil. Testei a versão topo de linha denominada Premier que tem motor de 3 cilindros, 1.2 L, turbo, com 133 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades. Esse motor consegue dar desempenho e economia e com ele o carro é muito gostoso de dirigir. Por ser um motor de 3 cilindros os mais entendidos percebem uma pequena vibração mais a cabine é bem silenciosa. O estilo chama a atenção por ter linhas modernas sem exageros. Tem muita gente perdendo a mão no desenho atrás de uma originalidade e acaba exagerando. O Tracker é bem equilibrado nas suas linhas, tem um interior bonito e prático com muitos porta-objetos. A versão Premier tem tudo da versão LTZ, destaque para partida por botão, abertura das portas com chave presencial, alerta de ponto cego, volante mutifuncional, rack do teto em prata, grade frontal cromada, maçanetas e retrovisores na cor do carro, câmera de ré, sensor de luz e sensor de chuva, volante multifuncional esportivo em couro, bancos em tecido e couro e rodas de 17 polegadas. Além disso entram o sistema de alerta de colisão frontal, faróis e lanternas em LED, maçanetas internas cromadas, bancos em couro frisos cromados nas janelas, carregamento sem fio para smartphones, painel de instrumentos com tela colorida de 3,5 polegadas, estacionamento automático, ar-condicionado automático, teto solar elétrico, espelho retrovisor interno fotocrômico e frenagem automática em baixa velocidade. O destaque também é a conectividade do modelo que tem wi-fi nativo para 7 aparelhos o que é uma mão na roda nos dias de hoje. A central multimídia tem o sistema My Link e é de fácil operação. Tem tela LCD de 8” sensível ao toque e se pode espelhar os smartphones. Também tem Rádio AM/FM, Função Áudio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente. Também tem o sistema On Star que é um concierge eletrônico. Tem uma entrada USB na frente e outras duas para o banco traseiro. Me impressionou a estabilidade do Tracker. Em ambiente controlado, fora das vias públicas, exagerei e o carro me passou muita segurança com as suspensões dianteira e traseira mostrando muita eficiência. Nas retomadas o motor mostrou disposição e o mesmo aconteceu numa subida de serra onde o câmbio mostrou sua eficiência. Sem dúvida esse conjunto motor câmbio funciona muito bem e o consumo é baixo. Os testes do Inmetro indicam no perímetro urbano consumo de 7,7 km/l de etanol e 11,2 km/l de gasolina e na estrada são 9,4 km/l de etanol e 13,5 km/l de gasolina. Usando o computador de bordo para monitorar meus deslocamentos no perímetro urbano, sem retenções, consegui 13,5 km/l de gasolina. Muito completa essa versão custa R$119.490 e para ter essa cor Azul Power (metálica) somar mais R$1.600.

INDÚSTRIA DE MOTOCICLETAS CRESCEU EM AGOSTO

A indústria brasileira de motocicletas produziu em agosto 98.358 unidades no Polo Industrial de Manaus, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. O volume registrado em agosto corresponde a uma alta de 0,4% na comparação com julho do presente ano (97.920 unidades) e retração de 14,3% em relação ao mesmo mês de 2019 (114.738 unidades). No acumulado de janeiro a agosto foram fabricadas 588.495 motocicletas, o que representa uma retração de 20,9% na comparação com o mesmo período do ano passado (743.556 unidades).

VENDA DE CARRO SEM USO PODE GERAR RENDA EXTRA

A pandemia provocada pelo coronavírus fez com que muitos brasileiros tivessem suas rotinas alteradas e gerou a necessidade de encontrar novas maneiras para fazer uma renda extra. Dados da OLX Brasil apontam que, em agosto, as vendas de carros tiveram crescimento de 29% em relação à média de janeiro e fevereiro, além de alta de 25% em relação a agosto de 2019. Para quem está com um carro parado na garagem, vendê-lo pela internet pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro e economizar com despesas, como seguro, combustível e licenciamento.