BMW Z8 COMPLETA 20 ANOS
Já se passaram 20 anos desde o lançamento do BMW Z8, um roadster moderno e icônico que marcou profundamente os amantes de conversíveis. O BMW Z8 trazia uma carroceria de 4,4 metros projetada por Henrik Fisker e deu continuidade à tradição do lendário BMW 507, de 1956, criado por Albrecht von Goertz (1914-2006). Fiel à fórmula de sucesso dos roadsters da marca, o BMW Z8 ostentava um capô muito longo, uma posição de condução mais próxima ao eixo traseiro e uma linha de cintura baixa. Sob o nome de BMW Z07, o mundo conheceu o BMW Z8 ainda como um veículo conceito durante o Salão do Automóvel de Tóquio, em 1997. Apenas no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 1999, é que a versão de produção foi apresentada, chegando ao mercado global em 2000. O modelo foi comercializado por três anos e 5.703 unidades foram fabricadas. Todos elas, feitas manualmente por operadores especializados na fábrica de Munique, na Alemanha. Entre suas principais características, destaca-se um chassi com inúmeras peças de alumínio. A cuidadosa distribuição de peso (50:50) entre eixos, bem como o uso do powertrain M S62 do BMW M5 – e ajustado pela BMW Motorsport – deram ao Z8 um dinamismo extraordinário. Ele utilizava um bloco V8 de 4,9L com 405 cv acoplado a um câmbio manual de seis velocidades. Na época, esse era o motor de produção mais potente que a BMW tinha em seu portfólio e, claro, o BMW Z8 não merecia menos. Toda essa potência era enviada para o eixo traseiro e gerenciada pelo Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC) e por um diferencial autoblocante. Além disso, o BMW Z8 foi o primeiro veículo europeu a oferecer pneus run-flat com rodas de 18 polegadas de fábrica com monitoramento de pressão dos pneus; uma tecnologia inovadora para aquele momento. O BMW Z8 era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e sua velocidade máxima era limitada eletronicamente a 250 km/h.
GASOLINA SEMPRE MAIS CARA
As análises do fechamento de agosto do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), revelam que, pelo terceiro mês consecutivo, os brasileiros lidaram com uma nova alta no preço dos combustíveis. Com exceção do gás natural veicular (GNV), que recuou 2% na média nacional, o valor médio dos outros tipos de combustível avançou de 2% a 3% nas bombas de todo o País. A gasolina apresentou um aumento de 3% em todas as regiões brasileiras no fechamento de agosto. No Nordeste, onde foi registrada a média mais cara do Brasil, o combustível foi comercializado a R$ 4,501.
TOYOTA E AMAZON FAZEM PARCERIA EM PROL DA MOBILIDADE
A Toyota e a Amazon irão expandir a colaboração global entre as marcas, ao aplicar o vasto portfólio de serviços da Amazon Web Services (AWS) para ampliar a Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota (MSPF), um ecossistema criado para que engenheiros da montadora desenvolvam, implantem e gerenciem a próxima geração de serviços de mobilidade baseados em dados, de olho, principalmente, na segurança, conforto e conveniência de todos os ocupantes de veículos que serão conectados à nuvem da Toyota. Setembro é o mês da mobilidade.