terça-feira, 1 de setembro de 2020

CIDADE - Quicko App passa a mostrar estações do Bike Rio

Além das estações mais próximas, usuários do aplicativo já podem consultar números de bicicletas e de vagas disponíveis em cada uma delas
O Quicko App, primeiro roteirizador intermodal gratuito do mercado brasileiro, traz uma nova facilidade para os usuários do Rio de Janeiro: a localização de mais de 260 estações de bicicletas compartilhadas do projeto Bike Rio. Disponível primeiramente para e agora também presente na loja de apps do iOS, o aplicativo permite que os cariocas explorem as melhores opções de transporte da cidade, experimentando caminhos mais econômicos, rápidos e seguros, sobretudo no período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O uso da bicicleta foi considerado o mais seguro meio de transporte pela OMS durante a pandemia, de acordo com a publicação “Moving around during the COVID-19 outbreak”, como forma de limitar o contato físico, garantir o distanciamento e prevenir o contágio.
O aplicativo oferece rotas integrando ônibus municipais, BRT, Metrô e trens. Ele também mostra no mapa a localização dos pontos de parada e estações mais próximos, onde estão os pontos de ônibus, quais linhas passam ali, a posição aproximada dos veículos no mapa e os horários de chegada de cada um em tempo real, além de informações e alertas sobre os acontecimentos no trajeto. Até o final do ano, a plataforma receberá novos meios de transporte, como barcas, VLT e carros de aplicativo.
“A proposta do nosso aplicativo é sugerir aos usuários rotas integrando diferentes opções de transporte e serviços para tornar as jornadas das pessoas mais convenientes. Em São Paulo, com menos de 1 ano de operação chegamos aos 900 mil downloads, ajudando milhares de pessoas todos os dias. Agora lançamos nossa plataforma no Rio de Janeiro para também auxiliar os cariocas a se deslocarem pela cidade com mais eficiência e segurança, ainda mais neste período em que vivemos hoje”, explica Pedro Somma, CEO da Quicko.
Central de Informações
O Quicko App conta com uma “Central de Notificações”, que traz as principais notícias sobre o sistema de transporte público e outros assuntos relevantes para quem se desloca pelas cidades. Com a ferramenta, os usuários podem saber se há mudanças ou intervenções nas linhas de ônibus, metrô ou trem. A central pode ser acessada diretamente no aplicativo, no menu do lado esquerdo. Nela também é possível conferir orientações sobre medidas de segurança para o uso do transporte público e de outros modais em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).