sexta-feira, 26 de junho de 2020

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

VOLKSWAGEN INAUGURA SEGMENTO COM O NIVUS



Você pode dizer que é um SUV fastback mas na verdade o Volkswagen Nivus é um crossover coupé compacto e como não temos nenhum no mercado brasileiro ele inaugura um segmento. Crossover é aquele veículo que tem a dirigibilidade de um sedã com características de um SUV, mais alto e com bom porta-malas. No caso do Nivus este porta-malas tem capacidade para 415 litros e no compartimento frontal vai o consagrado motor 200 TSI, 1.0 turbo, Flex, de 128 cavalos com a transmissão automática de seis marchas. Esse motor é econômico e usando só gasolina faz 10,7 Km/l na cidade e 13,2 Km/l na estrada. O recheio é bom, o Nivus traz de série em todas as configurações direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função ‘Coming & Leaving home’ e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos. Para a versão topo de linha Highline, que chega completa, oferecendo apenas a cor como opcional, o nível de features impressiona, colocando o Nivus como referência em conteúdo. Ela traz de série o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe de veículo no Brasil. Também é equipado com sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, revestimento dos bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com ‘shift-paddles’, o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha. Destaque também para o que a Volks chama de "Ilha digital", a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil com foco no consumidor local. E itens de série no Nivus Highline. O VW Play é tela temperada anti-risco de altíssima resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. Destaque para a conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP ‘Meu VW’ pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros. É uma experiência inédita de uso do infotainment como um tablet a bordo. A Volkswagen resolveu simplificar e o Nivus só possui duas versões, a Confortline por R$85.890 com um pacote opcional que tem o Volks Play por R$3.520 e a Highline por R$98.290. O modelo também está sendo oferecido para a categoria PCD (Pessoa com Deficiência) que tem desconto de 7% de IPI mas, devido ao preço acima de R$69.999, não tem desconto de ICMS no entanto a Volks está dando um desconto de 10% e assim será comercializado por R$72.346 para essa categoria. Os compradores do Nivus também terão as 3 primeiras revisões grátis e nesta fase de lançamento existem outras bonificações como um ano de seguro grátis na Porto Seguros, um ano sem pagar as parcelas do financiamento, um ano grátis da taxa do sistema Sem Parar e um ano grátis do aplicativo UBook. A Volkswagen inaugura este novo segmento com muita disposição com um produto que tem estilo, tecnologia e conforto e vai concorrer com todos os SUVs compactos que estão aí.