JOÃO MENDES
MM COMPACTO E ECONÔMICO FIAT MOBI DRIVE
Eu não poderia perder a exposição “Duas Rodas e uma Nação” no
museu da cidade de Socorro no interior do estado de São Paulo. A mostra reuniu
muitas histórias, fotos, motos e memorabilia do nosso motociclismo e como
estava no Rio de Janeiro aproveitei para testar o sub compacto Fiat Mobi Drive
que tem apenas 3,56 metros de comprimento e é um dos carros mais baratos do
Brasil.
Seu motor é 1.0, 3 cilindros, de 77 cavalos
usando Etanol e 72 cavalos usando só gasolina, o que foi o meu caso e o câmbio manual. Parti para a viagem numa tarde de sexta-feira com
muito trânsito para sair do Rio de Janeiro e aí o Waze me indicou um caminho
maior mas sem retenções. A saída normal para São Paulo de quem está na Barra da
Tijuca é Linha Amarela, Linha Vermelha e Via Dutra mas o Waze acertadamente me
mandou pela Av. Brasil, depois Rodovia Washington Luiz e Arco Metropolitano e
assim já entrei na Dutra no quilômetro 40. Neste percurso são mais 20 km em
tempo muito menor e consequentemente economia de combustível. Confesso que fiz
a viagem com o pé do acelerador bem leve, e me divertindo com as informações do
ótimo computador de bordo do carro. Nele você consegue monitorar o consumo
instantâneo e também a média do percurso. Na Via Dutra o tráfego na serra
estava muito lento por causa dos caminhões e mais a frente, já no estado de São
Paulo, quase 50 km de trânsito na região de Taubaté e Campos do Jordão. Nos
trechos mais livres mantive a velocidade máxima que na Dutra é de 110 km/h mas
chovia muito e muitas vezes a média caía para 90 km/. Saindo da Dutra o
percurso ainda cruza a cidade de Bragança Paulista com muitos quebra-molas e
sinais de trânsito e assim demorei 8 horas para chegar em Socorro totalizando
540 km com média de consumo de 19,9 km/l de gasolina. Já na volta, no domingo
seguinte, com mais trechos em descida, o Fiat Mobi fez 21,3 km/l de gasolina e
o percurso foi menor em 20 km porque o trânsito fluía bem e fomos direto pela
Via Dutra até entrar no Rio de Janeiro e o tempo ficou em 6 horas e 30 minutos
para os 520 km. Nesses mais de 1000 km rodados em dois dias me surpreendeu o
conforto do carro. Fiz trechos com mais de 3 horas de duração e não fiquei
moído como acontecem em alguns carros pequenos que não tem uma posição de
dirigir mais adequada. Como o motor é 1.0 o segredo é andar na marcha certa. Se
pintar uma subida e o carro começar a perder rendimento tem que baixar uma
marcha para ele não perder muita velocidade e assim demorar na recuperação. A
economia é o forte do carro que é ótimo para duas pessoas já que o espaço para
as pernas no banco traseiro só vai dar conforto para crianças e pessoas de
baixa estatura e o porta-malas tem apenas 235 litros de capacidade e assim por mais que a viagem seja curta vai ficar
difícil encaixar as malas de 4 pessoas. O Fiat Mobi na versão de entrada, Easy,
custa R$34.990. A versão testada é a Mobi Drive que tem preço inicial de
R$44.840 mas ela estava equipada com os opcionais Kit Tech, que tem vários
itens inclusive rodas de liga leve, console de teto, sensor de
estacionamento e muito mais por R$4.200 e ainda o Kit Connect com rádio (
Bluetooth, áudio streaming, entrada USB e auxiliar ), volante multifuncional e
quadro de instrumentos TFT por R$1.720 totalizando R$50.760. Por esse preço
você tem um sub compacto bastante equipado e econômico. Um carro dito urbano,
por suas dimensões, mas que pode sair por aí e te levar a qualquer lugar sem
gastar muito.
KAWASAKI RACE FEST
Somente durante o mês de março, a Kawasaki Motores do Brasil
oferece para seus clientes os maiores descontos na maior ação deste começo de
ano, a RACE FEST 2020.
São condições especiais e benefícios para quem deseja trocar de moto e sair de
Kawasaki 0 KM. E todos os modelos já saem com cobertura completa da assistência
24h por 2 anos. Tudo isso faz parte da comemoração da liderança da Kawasaki no WSBK (World Superbike), o
mais disputado campeonato de motocicletas esportivas de fábrica, onde a marca
detém nada menos que 5 títulos consecutivos com o piloto Jonathan Rea a bordo
da velocíssima Ninja ZX-10R.
NOVIDADES
CHEGANDO
A Ford apresenta esta semana a picape Ranger Storm e a Chevrolet
coloca nas suas concessionárias o Novo tracker. Em abril a Fiat lança a Nova
Strada, picape líder no segmento dos utilitários leves e a Volkswagen iria
fazer festa de lançamento da sua Nova Amarok na Argentina mais cancelou o
evento por causa do Coronavírus.
KTM ANUNCIA PATROCÍNIO DO SUPERBIKE BRASIL
A KTM Brasil anuncia parceria inédita da marca no maior campeonato
de motovelocidade das Américas. Pela
primeira vez desde sua entrada oficial no mercado Brasileiro, a marca Austríaca
patrocinará o Superbike Brasil considerado o 4º maior no mundo dentro do
segmento e o 2º maior evento de esporte a motor do Brasil. A marca traz para a
competição uma nova categoria dentro da já existente SuperSport 400,
disponibilizando aos pilotos o modelo KTM 390 DUKE, originalmente “naked”
adaptado para a motovelocidade.