JOÃO MENDES
AUDI
CRESCE NO RIO
Desde sua chegada no Brasil em 1994 a Audi, marca alemã, nunca teve na cidade do Rio de Janeiro uma estrutura compatível com seu crescimento no mercado nestes últimos 25 anos. Foi no início dos anos 1990 que a marca começou a evoluir no sentido de se equiparar a duas outras marcas alemãs consideradas Premium, a BMW e a Mercedes-Benz mas as vendas no Rio de Janeiro não acompanharam esta evolução. Em novembro de 2013 o grupo comandado pelos irmãos Jacqueline e Elias Nascimento Jr assumiu a comercialização dos veículos da marca na cidade e abriu três Audi Center, Botafogo, Barra da Tijuca e Recreio. O Audi Center Recreio, Rua Celestino Basílio, 69, ocupa uma área de 5.000 m² onde a marca atende a todos os tipos de serviços inclusive lanternagem e pintura sendo a maior unidade de pós venda da Audi no Brasil com um serviço de excelência condizente com o status que a marca representa. O Audi Center Barra, Av. Ministro Ivan Lins 80, é bem localizado, no início da Barra da Tijuca e é líder de vendas e o Audi Center Botafogo
esta localizado num novo prédio estudado e
construído para ser uma concessionária Audi. No último mês de setembro a Audi
fez o lançamento nacional dos seus modelos A6 e A7 no Audi Center Botafogo onde
reuniu a imprensa de todo Brasil e ainda clientes fiéis a marca. Com
essa infra estrutura para a venda e serviços e ainda ações de marketing como o
patrocínio da Art Rio, maior feira de arte da América Latina, as vendas
cresceram na cidade, a Audi passou a incomodar a concorrência como nunca e
tanto os antigos clientes da marca como os novos passaram a ter um atendimento
a altura.
Aconteceu no
LSH – Life Style Hotel na Praça do Ó, Barra da Tijuca, RJ, o 1º Work Shop Rio
para discutir os problemas inerentes a profissão de vendedor de automóveis e a
própria regularização da profissão. O auditório ficou lotado de lojistas que
foram unânimes de que alguma coisa tem que ser feita com urgência. A
concorrência predatória das locadoras que compram com grandes descontos e
vendem sem pagar impostos, a burocracia para transferência de carros blindados,
a necessidade de especialização dos profissionais e a regularização da profissão
foram os assuntos em destaque. Gerson Barbosa, profissional com mais de 30 anos
no mercado, e Rodrigo Moreira Presidente do Sincopeças RJ – Sindicato do
Comércio Varejista de Automóveis e Peças do Município do Rio de Janeiro
comandaram os debates. Inicialmente Felipe Viana e Sergio Kapras da Caixa
Econômica Federal mostraram a nova maneira de relacionamento do banco com
empresários através de uma plataforma digital para facilitar o acesso ao
crédito e também foram anunciadas melhores taxas de juros já que o banco, com o
novo Governo, voltou suas atenções para a população. Transmitido ao vivo pelo
Facebook através das páginas do Sincopeças - RJ e pelo Vendedor de Automóveis,
o evento discutiu os assuntos mais importantes para que vendedores e compradores
tenham mais segurança na hora da compra ou venda de um veículo. Num segundo
momento o Presidente do Sincopeças - RJ, Rodrigo Moreira, mediou um painel com
o Vice-Presidente da Fecomércio e Diretor do Sebrae, Julio Cezar Rezende de
Freitas, e o Coordenador do Sebrae da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo
Magalhães Mello, que destacaram o apoio que o órgão pode dar a classe com
cursos de formação. No mesmo painel o Deputado Federal do MDB-RJ, Vinicius
Farah (em pé na foto), falou sobre a PL 1854/2019, o projeto de lei que tramita
em Brasília para regularizar a profissão de vendedor de automóveis e criar o
conselho da classe. Murilo Mendonça, LM Automóveis de Nova Iguaçu, ressaltou
que a situação esta muito difícil para os lojistas e que o momento requer ações
emergenciais. O Deputado Federal Vinicius Farah, que fez administração bastante
elogiada quando foi Prefeito da cidade de Três Rio, ressaltou a importância de
seu projeto de lei e leu mensagem do Presidente da Câmara dos Deputados,
Rodrigo Maia, que apoia o projeto mas que não pode estar presente por causa de
viagem a Europa. No encontro foi reafirmado que a classe tem que estar mais
unida para fazer pressão no sentido de conseguir a aprovação do projeto de lei
e assim seguir seus passos com mais segurança para obter melhores resultados
financeiros sem os problemas que afligem a classe nos dias de hoje.
FATOS
RELEVANTES
* A Suhai Seguradora, empresa
líder no segmento de seguro para motocicletas em todo Brasil, confirma presença
no Salão Duas Rodas deste ano, evento que ocorre entre 19 e 24 novembro
no São Paulo Expo e que se consagrou como o maior do setor em toda a América
Latina. A Suhai é uma forte aliada destas parceiras para aceleração das vendas,
uma vez que a companhia é a única do mercado que aceita todos os modelos, com
valores muito acessíveis. Um seguro de valor alto, muitas vezes, pode mudar a
decisão de compra de um motociclista, frustração para ambos lados: comprador e
vendedor.
* A Harley-Davidson anuncia
sua linha de motos para 2020 e destaca o novo modelo Low Rider S, com
estilo agressivo, e também a Heritage Classic 114 e Road Glide Limited . Outra
novidade para 2020 é o sistema Reflex Defensive Rider System (RDRS – sistema
que aumenta a segurança na pilotagem), um novo conjunto de tecnologias de
controle de pilotagem para diversos modelos, que inclui o controle de tração e
o sistema de freios antitravamento (ABS).