sexta-feira, 23 de agosto de 2019

COLUNA ESPAÇO MOTOR





     JOÃO MENDES  





MAIS DO FORD KA FREESTYLE 2020


Recentemente comentei o lançamento do Ford Ka Freestyle que é a versão aventureira do compacto da marca. Agora testei esse aventureiro com motor 1.0 Ti-VCT, flex, 3 cilindros, que desenvolve 85 cavalos com 10,7 Kgfm de torque. O Freestyle tem muitas modificações em relação ao compacto de origem. A suspensão é mais elevada, as molas e amortecedores tem nova calibração, a bitola é mais larga em 30 mm, a barra estabilizadora dianteira é maior, o eixo traseiro é 30% mais rígido e tem controle de estabilidade e tração. Com esse pacote a estabilidade é muito boa aliás, uma tradição dos carros da Ford que sempre são bons de curva. 


O carro testado, com câmbio manual de 5 velocidades, deu muito prazer em dirigir. É só saber jogar as marchas no momento certo que ele responde bem. Em 3ª marcha, subindo uma pequena serra, gostei da disposição do motor e esse motor 1.0 é bem econômico fazendo 12,2 km/l de gasolina na cidade e 16 km/l na estrada, segundo o computador de bordo. No visual tem o rack no teto, aplique preto nas caixas de roda e saias laterais, retrovisores externos na cor preta e rodas de 15” escurecidas. No interior chama a atenção a tela flutuante do sistema multimídia de 7” sensível ao toque e compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Os comandos no painel estão bem a mão mas a maçaneta da porta, no escuro, não é tão fácil de achar. Os porta-objetos são bons e o volante é multifuncional. O Ford Ka Freestyle começa em R$56.690 com 3 anos de garantia e quilometragem ilimitada. 


FATOS RELEVANTES

* Produzido na mais recente unidade industrial da Volvo em Charleston (Carolina do Sul), nos Estados Unidos, a nova geração do sedã esportivo S60 desembarca em setembro nas 36 concessionárias da marca no Brasil. Com o Novo S60, a Volvo retorna definitivamente para o segmento de sedãs premium com ampla gama de motorização – que reforça sua estratégia na eletrificação – e equipamentos de série mais completos entre os concorrentes. O novo modelo disputará uma das categorias mais importantes do mercado, com vendas em torno dos 11 mil veículos ao ano. Vamos aos preço: S60 T4 Momentum – R$ 195.950; S60 T5 Inscription – R$ 229.950 e S60 T8 R-Design – R$ 269.950. Em sua terceira geração, marca apresenta ampla gama de versões do modelo em três motorizações diferentes

* Com o objetivo de oferecer uma alternativa para clientes que não são atendidos pelos produtos disponíveis atualmente no mercado, o Banco Inter lança a opção de seguro auto contra danos causados a terceiros, com contratação 100% digital. A adesão é feita sem a necessidade de vistoria do veículo e garante exclusivamente cobertura para danos materiais e corporais causados a outras pessoas envolvidas no acidente, com proteção, inclusive, para carros antigos, com até 25 anos de fabricação. Também inclui assistência 24 horas, com chaveiro, socorro mecânico, táxi e guincho, além de sorteio de mensal de capitalização no valor de R$ 5 mil. O pagamento pode ser feito em 10 vezes de R$ 54,08.

* Muitas pessoas gostam do barulho que o sistema de ar comprimido dos veículos comerciais faz quando acionado. Gostam tanto que vários motoristas, principalmente os de ônibus, fazem aquele "tchxii, tchxii" para homenagear o colega de trabalho que dirige o veículo que segue na pista em sentido contrário e, para isso, acionam a válvula do freio de mão. A WABCO, fornecedora global líder em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, esclarece que, com o veículo em movimento, não convém acionar o freio de mão, ou melhor, o freio de estacionamento. Ele garante que o veículo não se movimente quando estacionado. Ao acionar o punho da válvula com o veículo em movimento, o resultado não é apenas o barulho do ar. O freio de estacionamento mobiliza uma força proporcional ao acionamento de até duas toneladas contra o eixo do veículo. O ônibus continua andando, mas as rodas podem travar. Portanto, representa um perigo para a segurança no trânsito. Além disso, pode danificar o sistema de frenagem e até o veículo. Melhor mesmo deixar para cumprimentar e conversar com o colega na garagem.

* A Ford faz a primeira exibição pública da nova Ranger 2020 na Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do Brasil que começou no dia 24 de agosto e vai até 1° de setembro em Esteio, RS. Os visitantes poderão dirigir a picape, que agora só tem duas opções de motorização diesel, em uma pista especial e conhecer novidades como a frenagem autônoma com detecção de pedestres e o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, tecnologias inéditas na categoria. Outra novidade é o sistema de assistência que facilita a abertura e fechamento da tampa da caçamba. A Ranger 2020 parte de R$128.250 na versão 2.2 XLS 4x2 automática, que já vem com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina, sete airbags, câmera de ré e rodas de liga leve de 17 polegadas. Toda a linha tem cinco anos de garantia e o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque, sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga.