JOÃO MENDES
MAIS DO
FORD KA FREESTYLE 2020
Recentemente comentei o lançamento do Ford Ka Freestyle que
é a versão aventureira do compacto da marca. Agora testei esse aventureiro com
motor 1.0 Ti-VCT, flex, 3 cilindros, que desenvolve 85 cavalos com 10,7 Kgfm de
torque. O Freestyle tem muitas modificações em relação ao compacto de origem. A
suspensão é mais elevada, as molas e amortecedores tem nova calibração, a
bitola é mais larga em 30 mm, a barra estabilizadora dianteira é maior, o eixo
traseiro é 30% mais rígido e tem controle de estabilidade e tração. Com esse
pacote a estabilidade é muito boa aliás, uma tradição dos carros da Ford que
sempre são bons de curva.
O carro testado, com câmbio manual de 5 velocidades,
deu muito prazer em dirigir. É só saber jogar as marchas no momento certo que
ele responde bem. Em 3ª marcha, subindo uma pequena serra, gostei da disposição
do motor e esse motor 1.0 é bem econômico fazendo 12,2 km/l de gasolina na
cidade e 16 km/l na estrada, segundo o computador de bordo. No visual tem o
rack no teto, aplique preto nas caixas de roda e saias laterais, retrovisores
externos na cor preta e rodas de 15” escurecidas. No interior chama a atenção a
tela flutuante do sistema multimídia de 7” sensível ao toque e compatível com
Android Auto e Apple CarPlay. Os comandos no painel estão bem a mão mas a maçaneta
da porta, no escuro, não é tão fácil de achar. Os porta-objetos são bons e o
volante é multifuncional. O Ford Ka Freestyle começa em R$56.690 com 3 anos de
garantia e quilometragem ilimitada.
FATOS
RELEVANTES
*
Produzido na mais
recente unidade industrial da Volvo em Charleston (Carolina do Sul), nos
Estados Unidos, a nova geração do sedã esportivo S60 desembarca em
setembro nas 36 concessionárias da marca no Brasil. Com o Novo S60, a Volvo
retorna definitivamente para o segmento de sedãs premium com ampla gama de
motorização – que reforça sua estratégia na eletrificação – e equipamentos de
série mais completos entre os concorrentes. O novo modelo disputará uma das
categorias mais importantes do mercado, com vendas em torno dos 11 mil veículos
ao ano. Vamos aos preço: S60 T4 Momentum – R$ 195.950; S60 T5 Inscription – R$
229.950 e S60 T8 R-Design – R$ 269.950. Em sua terceira geração, marca
apresenta ampla gama de versões do modelo em três motorizações diferentes
* Com o objetivo de oferecer uma alternativa para clientes que
não são atendidos pelos produtos disponíveis atualmente no mercado, o Banco
Inter lança a opção de seguro auto contra danos causados a terceiros,
com contratação 100% digital. A
adesão é feita sem a necessidade de vistoria do veículo e garante
exclusivamente cobertura para danos materiais e corporais causados a outras
pessoas envolvidas no acidente, com proteção, inclusive, para carros antigos,
com até 25 anos de fabricação. Também inclui assistência 24 horas, com
chaveiro, socorro mecânico, táxi e guincho, além de sorteio de mensal de
capitalização no valor de R$ 5 mil. O pagamento pode ser feito em 10 vezes de
R$ 54,08.
*
Muitas pessoas
gostam do barulho que o sistema de ar comprimido dos veículos comerciais faz
quando acionado. Gostam tanto que vários motoristas, principalmente os de
ônibus, fazem aquele "tchxii, tchxii" para homenagear o colega de
trabalho que dirige o veículo que segue na pista em sentido contrário e, para
isso, acionam a válvula do freio de mão. A WABCO, fornecedora global líder
em sistemas de controle de frenagem e em tecnologias avançadas que melhoram
a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, esclarece
que, com o veículo em movimento, não convém acionar o freio de mão, ou melhor,
o freio de estacionamento. Ele garante que o veículo não se movimente quando
estacionado. Ao acionar o punho da válvula com o veículo em movimento, o
resultado não é apenas o barulho do ar. O freio de estacionamento mobiliza uma
força proporcional ao acionamento de até duas toneladas contra o eixo do
veículo. O ônibus continua andando, mas as rodas podem travar. Portanto,
representa um perigo para a segurança no trânsito. Além disso, pode danificar o
sistema de frenagem e até o veículo. Melhor mesmo deixar para cumprimentar e
conversar com o colega na garagem.
* A Ford
faz a primeira exibição pública da nova Ranger 2020 na Expointer, uma
das principais feiras agropecuárias do Brasil que começou no dia 24 de agosto e
vai até 1° de setembro em Esteio, RS. Os visitantes poderão dirigir a picape,
que agora só tem duas opções de motorização diesel, em uma pista especial e
conhecer novidades como a frenagem autônoma com detecção de pedestres e o
sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, tecnologias inéditas na
categoria. Outra novidade é o sistema de assistência que facilita a abertura e
fechamento da tampa da caçamba. A Ranger 2020 parte de R$128.250 na versão 2.2
XLS 4x2 automática, que já vem com ar-condicionado digital de duas zonas,
central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, painel configurável com duas
telas de 4,2 polegadas, novos faróis de neblina, sete airbags, câmera de ré e
rodas de liga leve de 17 polegadas. Toda a linha tem cinco anos de garantia e o
AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração,
assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de
frenagem de emergência, controle de oscilação de reboque, sistema
anticapotamento e controle adaptativo de carga.