quinta-feira, 4 de julho de 2019

SOCIAL & ETC.






      


JOÃO MENDES


               NÃO É SÓ O AUTÓDROMO
Já contei aqui neste espaço quanto é importante o futuro autódromo de Deodoro para a Barra da Tijuca. Pela Transolímpica são 15 minutos da Barra até Deodoro e assim as pessoas que forem nos eventos ficarão hospedadas na Barra que também será o bairro onde acontecerão os eventos e festas paralelas aos grandes eventos nacionais e internacionais que vão acontecer lá. 

A imprensa, em geral, tem publicado grandes absurdos e muita gente esta entrando nessa onda. Toda dia tem matéria e carta de leitor dizendo que a cidade não precisa de autódromo, que precisa de hospitais e escolas. Isso é um absurdo ! A vocação desta cidade, a mais linda do mundo, é o turismo. Uma iniciativa privada faz o que quer com seu dinheiro. O leitor imagina alguém ir dizer para o Roberto Medina que é mais importante hospitais e escolas do que o Rock in Rio! Imagina alguém dizendo para o Grupo Multiplan que o Rio de Janeiro não precisa de mais shoppings e sim de escolas e hospitais!

 Para que fazer desfiles de escolas de samba? Para que fazer festa de réveillon? Vamos pegar a grana e construir escolas e hospitais. O que os ignorantes de plantão não sabem é que os eventos atraem tanta gente que traz muita grana para a cidade, ocupando hotéis, restaurantes, movimentando o comércio em geral, gerando empregos e impostos que vão construir escolas e hospitais, simples assim ! 

Outra coisa que a mídia parece não ter percebido é que no projeto parte da vegetação será preservada, que nele tem um parque que será uma grande área de lazer, principalmente para a turma da região, que terá uma pista de kart modalidade que é o berço do automobilismo, categoria inicial da história do nosso ídolo Ayrton Senna, que também terá uma arena para shows e até um estádio de futebol, menor que o Engenhão e o Maracanã, para os times do Rio jogarem com uma despesa infinitamente menor.

 Nunca ninguém se importou com aquela área em Deodoro onde durante décadas o exército brasileiro usou para exercícios de guerra dando muito tiros e explodindo bombas e agora aquela vegetação passou a ser imprescindível para o bem estar da população! Rezem para que o autódromo seja construído porque se não acontecer isso aquela área será invadida, terá a vegetação destruída e ainda será controlada por uma milícia ou por um traficante. Foi assim na Rocinha, no Vidigal, na Muzema, em Rio das Pedras e em dezenas de favelas. 

Quando o traficante desmata, quando a milícia desmata, ninguém fala nada. Agora para gerar empregos, impostos, visibilidade para a cidade no mundo inteiro não pode? E tem mais, não é só a Fórmula 1 que pode vir para o Rio de Janeiro, tem o MotoGP, Mundial de Endurance, provas nacionais da Stock Car, Fórmula Truck, Mercedes-Benz Challenge, Porsche Cup e muitas outras provas de campeonatos nacionais e estaduais.

 Porque São Paulo não quer deixar a Fórmula 1 sair de lá? Tem uns que dizem que a área de Deodoro é perigosa mas é o caminho para Angra dos Reis! Alguém deixa de ir para Angra porque a Av. Brasil, na altura de Deodoro, é perigosa? Sugiro que aqueles que são contra o autódromo de Deodoro parem para pensar e parem de dizer besteiras.

  
 orrespondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br