quinta-feira, 11 de julho de 2019

CULTURA

            Exposição "Mulher Desfruta" na Galeria Candido Portinari

Último evento do FestFic 2019 – III Festival Interuniversitário de Cultura, que ocupou diversos espaços na Uerj entre 12 e 16 de junho,

a exposição “Mulher Desfruta”, que esteve na Galeria Candido Portinari até o dia 19 deste mês, propôs aos visitantes versões de um “imaginário brasileiro e gringo, feminino e drag, fetichista e frutífero”. Assim definiu a curadora da mostra Natália Quinderé, mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  

As obras que foram expostas por meio de diversas mídias e formatos são de autoria de Darks Miranda, uma entidade slapstick das trevas criada pela diretora de cinema Luisa Marques que fez sua primeira “aparição” em 2012, quando equilibrava frutas sobre a cabeça de forma concentrada, assombrada por suas antepassadas. Descendente indireta de Carmen Miranda, Darks equilibra frutas na cabeça, sem saber o quanto a influência de seus antepassados a oprime ou o quanto potencializa sua força. O texto escrito em uma das paredes da exposição questionava as ações da personagem: a repetição do ato de equilibrar frutas sobre a cabeça é um prazer ou um castigo? As frutas são ornamentos ou fardos?
A exposição “Mulher Desfruta” contou com fotografias de mulheres comendo frutas de forma sexualizada; uma foto de Darks Miranda com um lençol branco, parecendo um fantasma, com um abacaxi na cabeça; vídeos em televisão e projeção de performances da personagem; objetos como frutas cobertas com resinas e tinta jet em um suporte de ferro; além do banner de uma revista fictícia, que brincava com a relação da figura da mulher com as frutas, ou até mesmo com as chamadas “mulheres-frutas”.
A mostra participou do FestFic 2019 – III Festival Interuniversitário de Cultura, evento realizado pelo Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC). Criado em 2014 por instituições de ensino superior, o FIC promove o intercâmbio entre as universidades e desenvolve ações de divulgação artística e cultural. Diversos eventos do festival, como palestras, exposições, oficinas e rodas de conversa, aconteceram no campus Maracanã da Uerj no dia 13 de junho.
Além da Galeria Candido Portinari – que recebeu a “Mulher Desfruta”, com supervisão de Analu Cunha, do Instituto de Artes da Uerj e coordenadora de Exposições do Decult –, outras galerias do campus Maracanã foram palco de mostras do festival, que ficaram exibidas de 12 a 16 de junho. A Galeria Gustavo Schnoor recebeu a exposição “Estrada-parque Paraty-Cunha”, de Elza Neffa, da Faculdade de Educação da Uerj; e a Galeria da Passagem recebeu “Corpo de Barro”, com coordenação e curadoria de Rafa Éis, orientador das Oficinas de Criação Artística da Uerj. Ambas fazem parte do Centro Cultural da universidade.