JOÃO MENDES
CITROËN C4
CACTUS, BONITO, EQUIPADO E BOM DE DIRIGIR.
Esta versão também tem Grip Control que é um modo de controle de
condução em terrenos de baixa aderência. Através de botão no painel você
seleciona entre os modos Normal, Lama, Neve, Areia e Desligado, e o
sistema faz um mapeamento da aderência nas rodas dianteiras, onde esta a
tração, e oferece uma melhor condição de dirigibilidade.
Essa versão Shine Pack
tem os itens da versão intermediária denomimada Feel, alarme perimétrico,
controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis de
neblina, faróis de neblina com função curva, sensor de pressão dos pneus,
câmera de ré, econômetro, regulador de velocidade e limitador, vidros One
Touch, opcionais da Feel, padronagem dos bancos diferenciada, retrovisores
na cor do carro, moldura branca nos faróis, rodas de liga leve aro 17 e banco
tripartido mais os da versão Shine, airbags laterais, alarme volumétrico, Grip Control,
retrovisor eletrocrômico, sensor crepuscular, entrada sem chave, botão de
partida, sensor de chuva, ar-condicionado automático, volante em couro, bancos
em couro, painel soft touch, maçanetas na cor do carro, barras no teto exclusivas
e rodas de liga leve aro 17 exclusivas e ainda os itens exclusivo da
versão Shine Pack que são airbags de cortina e o sistema ADAS
que compõe alerta de saída de faixa, alerta de atenção ao condutor, alerta de
descanso, frenagem automática de emergência e alerta de colisão. O design do
carro é bonito e chama a atenção, o interior também impressiona e os comandos
estão bem a mão. A central multimídia com tela de 7” é sensível ao toque e
completa possibilitando espelhar a tela do seu smartphone. Os porta-objetos
também dão conforto e praticidade no dia a dia e o porta-malas tem capacidade
para 320 litros. Com 4,17 m de comprimento e 2,60 m de largura o Citroën C4
Cactus é gostoso de dirigir. Com essa potência de 173 cavalos não podia ser
diferente, o carro arranca bem, retoma bem e não é beberão, na cidade fez 12,5
km/l de gasolina e na estrada, do Rio de Janeiro até Miguel Pereira num
percurso de ida e volta totalizando 260 Km, fez média de 16,8 km/l de gasolina
o que é muito bom até porque neste trajeto a gente passa no centro de cidades
menores com trânsito meio truncado. Como um crossover parece que a engenharia
da Citroën quis privilegiar o conforto e conseguiu mas com isso, andando mais
rápido nas curvas, o carro tem uma tendência a rolar o que não compromete
porque se você manter as velocidades limite estipuladas nas estradas não terá
esta sensação. A direção elétrica é precisa e dá conforto e
a posição de dirigir é boa mas me incomodou a baixa altura do retrovisor
interno que em alguns momentos me encobria a visão. Subindo serra com curvas
fechadas eu abaixava a cabeça para ver as saídas das curvas para a direita por
baixo do retrovisor mesmo colocando o banco na menor altura. O Citroën C4
Cactus na versão Shine custa R$94.990 e a versão testada, Shine Pack, é
R$98.990. O preço é bom e a Citroën, para apagar a má fama do passado, esta
ofertando ao seu cliente tantas vantagens que até já diminuiu muito a fama de
que a marca tem manutenção mais cara e que seus carros desvalorizam mais que a
média do mercado. Hoje não é mais assim e a Citroën continua valorizando
bastante os proprietários de seus carros. Um exemplo, se você tiver um Citroën
terá reboque grátis por toda vida mesmo não sendo o primeiro dono do carro e
mesmo depois da garantia ter terminado. Os tempos mudaram na Citroën e quem
ganha com isso é o consumidor.
FATOS
RELEVANTES
* O mundo duas rodas vem quebrando
paradigmas há anos durante a sua história e o BMS Motorcycle já se
posicionou no Brasil como o evento que mais quebrou “paradigmas” no mercado
nacional, seja por ser o precursor em unir em uma só produção as mais variadas
vertentes do segmento, ou por promover projetos como o Wall Of Death, o Muro da
Morte. Foi por conta de suas inovações que o evento, que era bienal, passa a
ser realizado agora todos os anos, prometendo na sua quinta edição, que ocorre
de 16 a 18 de agosto, na Usina 5, em Curitiba, quebrar outros tantos “padrões”
deste setor, que vem crescendo cada vez mais no Brasil e na América Latina.
* No próximo dia 27 de julho será
comemorado o Dia do Motociclista.
* A Mercedes-Benz lança
no Brasil o Classe A Sedan e a versão A 200 Sedan Style está disponível
nos concessionários da marca por R$ 139.900. Enquanto o A 200 Sedan Advance,
primeiro modelo do segmento premium com sistema de comando por voz sem a
necessidade de pressionar teclas, tem preço sugerido de R$ 169.900.
* A Toyota Motor Corporation, parceira mundial dos Jogos
Olímpicos e Paralímpicos, anunciou que, para apoiar os Jogos Olímpicos e
Paralímpicos de Tóquio 2020, está desenvolvendo um novo produto especial, o
"APM" (Accessible People Mover), um veículo de mobilidade projetado
expressamente para uso nos Jogos. O "APM" terá versão apenas para
passageiros e outra para transportar cadeira de rodas.