Escolas promovem políticas antibullying
Consciente
do seu papel na formação dos alunos, Maple Bear cria políticas para impedir
comportamentos destrutivos e engajar alunos em projetos com esse fim
Bullying é a palavra usada para descrever
comportamentos agressivos, repetitivos e intencionais para com o outro. Podem
tomar a forma de intimidações físicas, verbais, psicológicas ou sexuais, e
acontecer tanto presencialmente quanto por meios digitais. As crianças que
sofrem com tais práticas apresentam quadros de ansiedade, estresse e medo, e
podem se tornar mais introspectivas e retraídas, comprometendo o
desenvolvimento social. Há casos mais graves, que levam a depressão e possíveis
agressões contra a própria vida. Com o objetivo de impedir esse tipo de
comportamento e fomentar uma consciência coletiva para além dos limites da
escola, a Maple Bear Canadian School criou políticas Antibullying com apoio de
pais e responsáveis, supervisão da equipe docente e de funcionários das
unidades e participação dos próprios alunos.
De
acordo com o CEO da rede canadense, Arno Krug, o programa de ensino tem várias
práticas e estratégias no sentido de prevenir e extinguir o bullying nas escolas,
entre eles, a tutoria, que acontece em encontros semanais individuais entre o
docente e os alunos do Ensino Fundamental e Médio. “Como referência em
cidadania e educação, os professores da rede têm também a função de tutores, ou
seja, asseguram o bem-estar emocional e social dos alunos individualmente em
encontros semanais”, explica Krug. “Esse relacionamento mais próximo entre o
professor e o jovem é essencial para que o bullying
possa ser identificado, trabalhado e solucionado”, frisa.
Em
paralelo, as mais de 100 unidades da rede no Brasil realizam projetos
temáticos, discussões em sala de aula e palestras com especialistas no assunto,
além de incluir já no currículo uma forte conexão com o tema respeito a
diferenças. “Os pais também têm papel fundamental no combate ao bullying. Precisam estar
presentes na rotina de seus filhos e ouvi-los com atenção, sem julgamento”,
afirma o diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, Peter Visser.
Dando exemplo
Incentivada
pelos professores e consciente dos problemas que tais práticas podem trazer às
vítimas, a aluna do 9º ano da Maple Bear Mogi das Cruzes, Isadora Romero
Brandalise (14), desenvolveu o projeto No
bullying, no audience (Sem plateia, sem bullying), com o objetivo de contextualizar
e conscientizar os colegas sobre os perigos de “zoar” os colegas.
O
projeto da estudante, desenvolvido ao longo de 2017, foi selecionado pelo Fundo
das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) para ser apresentado na Assembleia
das Nações Unidas em Nova York, EUA, junto com um Conselho Global de
Adolescentes de países como Estados Unidos, Holanda, Índia, África do Sul e
Turquia. “A ideia foi abordar as pessoas que estão ao redor do acontecimento,
porque, se não houvesse ‘plateia’, o agressor ficaria sem estímulos”, explica
Isadora.
Maple Bear Canadian School
Com
origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 300 escolas
em 16 países, atendendo mais de 35.000 crianças e adolescentes, a Maple Bear
Canadian School é um dos líderes mundiais em educação bilíngue, oferecendo
ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas
melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do
mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado
no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por
aprender ao longo de toda a vida. No Brasil, a Maple Bear Canadian School está
presente em todas as regiões do país com mais de 100 escolas