JOÃO MENDES
PORSCHE CAYENNE 2019, 2ª PARTE
Na edição passada o assunto principal foi o Porsche
Cayenne 2019 e hoje eu continuo a mostrar detalhes deste utilitário realmente
esportivo para 5 pessoas.
Andei na versão de entrada que leva apenas o nome de
Cayenne (340 cv) e depois tem as versões Cayenne E-Hybrid (462 cv), Cayenne S
(440 cv) e Cayenne Turbo (550 cv). Os preços vão de R$433 mil a R$733 mil mas
existem tantos pacotes e possibilidades de customização que esse preço fica
sendo uma referência.
Ao comprar um Porsche você pode escolher o modelo e
tamanho das rodas, cor do revestimento dos bancos, do painel e dos elementos
decorativos, a cor do suporte das pinças dos discos de freio, o sistema de som
e muito mais.
O modelo dá um show em sistemas de assistência: Piloto Automático
Adaptável; Porsche InnoDrive (mais funções para o piloto automático);
Assistente de Controle de Troca de Pista; Assistente de Advertência e de
Frenagem; Assistente de Visão Noturna;
Sistema de Permanência Ativa na Faixa; Assistente de Cruzamento e Função
de Parada de Emergência. Tem também Head up Display e câmera de ré. O Cayenne
2019 esta 76 mm maior, mas a distância entre eixos continuou a mesma, e 9 mm
mais baixo, o que dá uma aparência mais
esportiva. Todos os carros da Porsche transmitem muita esportividade e para
quem não é muito ligado vai sentar numa versão de entrada e pensar que é a top,
a diferença esta na alma, o motor, e em detalhes que nem sempre estão ao
alcance da nossa visão. A Porsche é uma referência em esportividade, esta cada
vez mais estabelecida por aqui com a Porsche do Brasil e já tem 8
concessionárias da Stuttgart Sportcar comercializando seus veículos. O mundo
Porsche se amplia com os eventos do Porsche Clube do Brasil e com as
competições da Porsche Cup transmitidos pela TV sempre com muita emoção.
EM NOVEMBRO SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO
PAULO
Muita gente curiosa para saber os destaques do próximo
Salão do Automóvel de São Paulo que começa no dia 08 de novembro e vai até dia
18. Serão 30 marcas expondo seus destaques mas a Ford já anunciou que 15 dias
antes vai fazer uma prévia com o que o público irá encontrar em seu espaço na
mais importante mostra da América do Sul.
O Instituto Ayrton Senna vai mostrar o McLaren Senna, a Roll-Royce vai
mostrar o Cullinan, o carro mais luxuoso do mundo, e no Salão será declarado o
Dia Municipal do Carro Elétrico. O preço do ingresso para um dia começa em R$25
e maiores informações é só acessar www.salaodoautomovel.com.br
AUTOS MAIS VENDIDOS EM SETEMBRO
Em relação ao mês de agosto o mercado encolheu 14,42% em
setembro. Foram vendidos no Brasil 204.733 automóveis e comerciais leves e os
autos mais vendidos foram: 1º Chevrolet Onix com 17.981 unidades
comercializadas; 2º Ford Ka 8.680; 3º Hyundai HB20 8.626; 4º Volkswagen Gol
6.765; 5º Chevrolet Prisma 6.532; 6º Fiat Argo 6.395; 7º Renault Kwid 5.486; 8º
Volkswagen Polo 5.318; 9º Jeep Compass 5.006; 10º Toyota Corolla 4.774.
QUEDA DOS IMPORTADOS
Em setembro as vendas dos veículos importados das empresas afiliadas
da ABEIFA, Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de
Veículos Automotores, tiveram queda de 23,4% em relação ao mês de agosto com
2.379 veículos comercializados. As marcas que mais venderam: 1º Kia 652
unidades; 2º JAC 308; 3º Volvo 305; 4º Lifan 302; 5º Suzuki 198; 6º BMW 176; 7º
Mini 130 e 8º Porsche 110. Esses são os carros importados porque a BMW também
tem sua produção nacional e comercializou mais 632 unidades. A Mercedes-Benz e
a Audi não participam desta associação.
AS MOTOS DA PONTA DO RANKING
A motocicleta Honda CG 160 é a campeã de vendas e em setembro teve
19.748 unidades comercializadas. A Honda também ocupa as quatro posições
seguintes do ranking com: 2º BIZ 10.546; 3º NXR 160 com 9.401; 4º POP 110i
6.544 e 5º PCX 150 2.487. A Yamaha ocupa a 6ª posição com a YBR 150 com 2.263
unidades. Entre as 20 mais vendidas a Honda tem 11 modelos, Yamaha 8 e a
Shineray é a vigésima com sua XY 50 que teve 448 unidades vendidas.