JOÃO MENDES
PODEROSO AUDI TT RS
Você chega com a chave no bolso encosta a mão na maçaneta e ele destrava as portas, senta no banco, na verdade se encaixa no banco, aperta um botão vermelho do Start/Stop no volante com o pé no freio, e surge um ronco alto, sem você tocar no acelerador ele sobe os giros, o que impressiona quem esta por perto, depois os giros descem para a marcha lenta e você esta pronto para tirar onda num cupê surpreendente, Audi TT RS.
Vou falar dessa poderosa máquina mas
por onde começar ? Pela máquina é claro. A usina de força é um 2.5 litros Turbo
FSI, 5 cilindros, que desenvolve 400 cavalos de potência com torque de 48,9
Kgfm e o câmbio é o automático S-tronic, com dupla embreagem, e as borboletas
no volante para você poder trocar as 7 marchas manualmente. Com este conjunto o
Audi TT RS faz de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,7 segundos e tem velocidade
máxima limitada eletronicamente em 250 km/h mas sem o limitador vai a 280 Km/h.
Como esta versão é 35 Kg mais leve que a anterior a relação peso-potência é de
apenas 3,6 Kg por cavalo. Você pode escolher, através de uma tecla no volante,
o seu modo de condução, tem Dynamic, Individual, Confort e Auto. Cada um
possui seus parâmetros para dar mais esportividade ou conforto na pilotagem.
Andando no Dynamic vira um carro de corridas aliás, RS vem de rennsport que é
corrida em alemão. Andando rápido com esse TT percebe-se como o carro gruda no
chão a cada curva seja ela de alta, média ou baixa. Nas arrancadas fortes, se o
piso estiver muito irregular ou até molhado, o controle de tração corrige tudo.
Nas curvas também existem correções pelo controle de tração e também pelo
sistema Quattro de tração integral. É um carro que aceita muitas bobagens e
exageros de um piloto de braço mais duro mas é uma fera e alguns exageros
tornam a direção perigosa. Os freios tem discos de 370 mm e oito pistões e
funcionam de forma que chegam a assustar, como o carro para rápido. Já andando
devagar, as manobras são fáceis porque o entre-eixos é de 2505 mm. Andando no
perímetro urbano do Rio de Janeiro, sem muito trânsito, o computador de bordo
indicou 8,4 km/l de combustível. Numa auto estrada o consumo melhorou e foi
para 12,7 km/l e num determinado momento testei no modo Dynamic fazendo belas
arrancadas e o consumo foi para 5,4 km/l, nada mal. Esse Audi possui todos
aqueles equipamentos de segurança que geram várias siglas que não vou comentar,
precisaria de muito espaço mas resumindo, é um carro muito seguro. O design
impressiona, na frente o spoiler é grande e abriga nas laterais duas entradas
de ar na cor preta mesma cor da grade frontal. Os faróis são de LED com luz
diurna. Na traseira tem aerofólio fixo, lanternas progressivas em OLED e saída
do escape dupla.
A unidade testada veio com Pneus Pirelli P Zero medida
245/35-19, na traseira e na dianteira, montados em lindíssimas rodas de 19 “. É
um carro realmente diferenciado, ao abrir as portas uma luz projeta no chão o
nome Audi Sport dando mais visibilidade ao piso junto das entradas.
No
interior aquelas luzes para iluminar a cabine são acionadas com um simples
toque nelas, não existe botão para ficar procurando, uma moleza. O painel é o
Audi Virtual Cockpit que possui uma tela de 12,3” onde você monitora
velocímetro. Conta-giros, mapas de navegação, a percentagem da potência e do
torque que se esta usando instantaneamente e o computador de bordo. Tudo configurável,
se você for acelerar numa pista e quiser destacar o conta-giros, poderá
colocá-lo bem grande, no meio da tela, mas se estiver usando a navegação poderá
colocar o mapa enchendo toda a tela e nela também se monitora a câmera de ré.
No painel chama a atenção os detalhes em fibra de carbono, mesmo material que
reveste os retrovisores externos, e o som premium de 680 Watts é da holandesa
Bang & Olufsen que tem renome internacional e muita qualidade. No volante
de base chata estão todos os controles do carro mas eles também podem ser
acessados no console central. No meio do painel, onde normalmente os carros
possuem os sistemas multimídia no TT só tem as saídas e os comandos do ar
condicionado. Esse esportivo tem a configuração de bancos chamada 2+2, motorista
e passageiro no banco da frente e mais dois bancos atrás para carregar pessoas
de dimensões diminutas. É um carro para qualquer um usar até no dia a dia, o
porta-malas é bom, capacidade para 305 L, equivalente a de um bom porta-malas
de um carro compacto, e ainda pode rebater o encosto bi-partido do banco
traseiro. Vamos a dolorosa ! Produzido na Hungria o Audi TT RS custa
R$224.990 e a cor do carro testado, Lime Green, não faz parte do catálogo da
marca, que possui 6 outras cores. Para adquirir na cor Lime Green ou outra cor
especial, é só solicitar no programa Audi Exclusive pagar mais R$30.000 e
esperar por 6 meses. Para finalizar eu conto um segredinho pouco divulgado, é
que este carro e outros esportivos, estão vindo com o que a Audi denomina de
Soundaktor. No modo Dynamic um atenuador de som joga dentro da cabine um
volume maior do som do motor através de um alto falante não convencional que na
parede entre o motor e a cabine. Tudo isso para melhorar a experiência com o
carro, para empolgar que esta no comando com o poderoso som da máquina mas sem
perturbar quem esta do lado de fora. Altíssima tecnologia.