O prefeito do Rio de
Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou, nesta terça-feira, que a Autoestrada
Lagoa-Barra vai se chamar Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, em
memória do vice-prefeito da cidade, que faleceu no domingo passado. O
decreto com a alteração no nome da via expressa já foi assinado e será
publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do município. Em
sua longa trajetória de serviços públicos, Mac Dowell reformulou o
projeto da Autoestrada Lagoa-Barra e participou da concepção de
importantes vias e sistemas de transporte da cidade, como a Ponte Rio-Niterói,
a Linha Vermelha e o metrô.
- O legado que ele deixa
é de uma honradez extraordinária. Em uma época de tantas controvérsias e
dificuldades, ele exerceu a vida pública com brilho. Não há mácula contra as
suas medidas técnicas e decisões morais. Na época da implantação do metrô havia
muitos interesses e ele impôs as decisões técnicas independentemente dos
interesses econômicos. Fernando (Mac Dowell) foi baluarte do interesse público.
Defendeu o que seria o melhor para a cidade. E suas decisões foram consagradas
pelo tempo – disse Crivella, durante o velório do vice-prefeito, no Palácio da
Cidade, em Botafogo. O prefeito lembrou que, como engenheiro, trabalhou ao lado
de Mac Dowell na Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).
Crivella
no velório de Fernando Mac Dowell no Palácio da Cidade
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Cerca de 200 pessoas,
entre familiares e amigos, estiveram no velório. Dezenas de coroas de flores
foram enviadas por sindicatos, empresas e órgãos públicos do setor de
transportes. Uma bandeira do Clube de Engenharia cobria o caixão. Na
saída do cortejo do Palácio da Cidade e na chegada ao Cemitério São João
Batista, também em Botafogo, a banda da Guarda Municipal tocou a música
preferida de Mac Dowell: “My Way”, famosa na voz do cantor Frank Sinatra. O prefeito Marcelo
Crivella também acompanhou o enterro do corpo do vice-prefeito.
AUTOESTRADA
Principal elo entre a
Zona Sul e a Barra da Tijuca, a Autoestrada Lagoa-Barra foi inaugurada em 1971.
Além de desafogar o trânsito, sua construção foi fundamental para a ocupação e
desenvolvimento da Baixada de Jacarepaguá. Diariamente, passam pelos 10,5
quilômetros da via expressa cerca de 80 mil veículos nos dois sentidos.
O decreto que renomeia a
autoestrada não altera os nomes de túneis, viadutos e elevados já existentes no
próprio complexo viário.