quinta-feira, 24 de maio de 2018

Autoestrada Lagoa-Barra passará a se chamar Engenheiro Fernando Mac Dowell


O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou, nesta terça-feira, que a Autoestrada Lagoa-Barra vai se chamar Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, em memória do vice-prefeito da cidade, que faleceu no domingo passado. O decreto com a alteração no nome da via expressa já foi assinado e será publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do município. Em sua longa trajetória de serviços públicos, Mac Dowell  reformulou o projeto da Autoestrada Lagoa-Barra  e participou da concepção de importantes vias e sistemas de transporte da cidade, como a Ponte Rio-Niterói, a Linha Vermelha e o metrô.



- O legado que ele deixa é de uma honradez extraordinária. Em uma época de tantas controvérsias e dificuldades, ele exerceu a vida pública com brilho. Não há mácula contra as suas medidas técnicas e decisões morais. Na época da implantação do metrô havia muitos interesses e ele impôs as decisões técnicas independentemente dos interesses econômicos. Fernando (Mac Dowell) foi baluarte do interesse público. Defendeu o que seria o melhor para a cidade. E suas decisões foram consagradas pelo tempo – disse Crivella, durante o velório do vice-prefeito, no Palácio da Cidade, em Botafogo. O prefeito lembrou que, como engenheiro, trabalhou ao lado de Mac Dowell  na Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop).
 
                                 Crivella no velório de Fernando Mac Dowell no Palácio da Cidade
Cerca de 200 pessoas, entre familiares e amigos, estiveram no velório. Dezenas de coroas de flores foram enviadas por sindicatos, empresas e órgãos públicos do setor de transportes.  Uma bandeira do Clube de Engenharia cobria o caixão. Na saída do cortejo do Palácio da Cidade e na chegada ao Cemitério São João Batista, também em Botafogo, a banda da Guarda Municipal tocou a música preferida de Mac Dowell: “My Way”, famosa na voz do cantor Frank Sinatra. O prefeito Marcelo Crivella também acompanhou o enterro do corpo do vice-prefeito.


AUTOESTRADA

Principal elo entre a Zona Sul e a Barra da Tijuca, a Autoestrada Lagoa-Barra foi inaugurada em 1971. Além de desafogar o trânsito, sua construção foi fundamental para a ocupação e desenvolvimento da Baixada de Jacarepaguá. Diariamente, passam pelos 10,5 quilômetros da via expressa cerca de 80 mil veículos nos dois sentidos.



O decreto que renomeia a autoestrada não altera os nomes de túneis, viadutos e elevados já existentes no próprio complexo viário.