Nunca
se viu tantas pessoas reclamando de seus problemas. É reclamação via celular,
redes sociais, blogs, pessoalmente, ligações, etc. Mas e o que elas fazem para
mudar o que lhes incomoda? Muitas vezes nada.
“Para
alguns, reclamar é um hábito tão comum que já lhes passa despercebido. Às vezes
as pessoas não estão nem a procura de soluções, apenas desejam reclamar da vida
por uma questão de mania já instalada nelas”, comenta o psicólogo e coach João
Alexandre Borba.
Um
dos maiores problemas do “reclamão” é que ele acha que a única pessoa certa é
ele, e que o mundo é quem está errado. “A pessoa que reclama demais vive
insatisfeita e em posição passiva – mas, ao mesmo tempo, sente-se superior aos
outros e é exigente, tornando-se, muitas vezes, amarga e afastando as pessoas
sem nem perceber”, comenta o psicólogo.
O
nível e quantidades de reclamações feitas por uma pessoa servem para revelar
uma só coisa: o quão pessimista e amarga ela é. “É o tipo de pessoa que vê o
copo meio vazio – e não meio cheio; - que sempre percebe o que está faltando, e
não o que foi feito. E é claro que, com o tempo, quem está a sua volta começa a
se afastar, afinal, ninguém consegue permanecer muito tempo perto de uma pessoa
cheia de razão e que está sempre insatisfeita”, comenta Borba.
Portanto,
para evitar esses problemas, é preciso que sejam tomadas atitudes certeiras.
“Antes de tudo perceba se o motivo de sua reclamação realmente é um bom motivo
– ou se você está reclamando apenas por mania. Pare por uns minutos e foque-se
nisso. O motivo é válido? Ok, parta para ação. O motivo não é válido e só vai
gerar desgaste? Deixe-o de lado – para o seu próprio bem e para aqueles que
vivem próximos a você, seja no trabalho ou na vida pessoal”, sugere Borba.
Independente
de o motivo, reclamar nunca é a solução. “Seja de você mesmo ou dos outros, a
reclamação nunca irá resolver nada – só irá piorar as coisas. Hábitos comuns,
como culpar os outros, achá-los ineficientes e se justificar, funcionam como
uma espécie de droga que alivia o seu estresse e o seu medo de fracassar. Esse
mecanismo é feito muitas vezes de forma inconsciente, como uma forma de ajudar
a passar pelo mau momento – afinal, se você estivesse sendo bem sucedido, não
precisaria colocar a culpa nos outros, justificar-se e, muito menos, reclamar”,
exalta o especialista.
Resumidamente,
pessoas que reclamam demais viram chatas e, para evitar esse problema, é
preciso tomar alguma atitude. “Foque nas soluções. Deixe de lado a preguiça e o
comodismo e resolva seus problemas”, exalta Borba.
É
claro que é mais fácil reclamar do que ir à luta – mas ficar esperando que as
soluções caiam do céu é injustificável. Para ter sucesso as pessoas precisam
estar convencidas de que as únicas responsáveis por tudo de bom e tudo de ruim
que acontece nas suas vidas são elas mesmas – e que, para resolver isso, é
preciso colocar as mãos na massa – e não jogar a culpa para os outros ou pra si
mesmo. “No dia em que a mesma velocidade que você utiliza para se culpar por
não avançar na vida for substituída pela responsabilidade em melhorar suas
estratégias, você vai longe”, conclui o coach.
Serviço:
João Alexandre Borba
Master
Coach Trainer e Psicólogo