João Mendes
REUNIÃO DA FAMÍLIA PORSCHE
Começou com sucesso a temporada 2018 dos eventos do Porsche Club Brasil.
O 56º Porsche Driving School, realizado nos dias 2 e 3 de março no Autódromo
Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), reuniu quase cem carros da marca alemã e seus
proprietários tem a possibilidade de andar forte na pista com uma cronometragem
oficial registrando tudo. Fora da pista, muitas atrações como a exibição do
primeiro Porsche 718 Cayman GTS a chegar ao Brasil.
O encontro para
proprietários de Porsche começou com a realização de baterias de treinos
livres. No final da tarde, aconteceu a primeira parte da prova Flying Lap, na
qual cada participante tem três voltas para marcar tempo. A evolução dos
modelos Porsche levou à criação de duas novas categorias para esta temporada:
“718”, para os modelos 718 Boxster e 718 Cayman, e “T935”, para os modelos 911
das versões Carrera e Targa da geração “991 II”. Em ambos os casos, a
diferenciação se deveu ao fato de esses modelos serem equipados com motor
turbo, tendo um desempenho superior às gerações anteriores com motores
aspirados. O traçado do Velo Città recebeu também o Porsche 911 GT3 R da equipe
Stuttgart Motorsport, campeão brasileiro de Endurance em 2017. Pilotado por
Marcel Visconde, o carro entrou na pista em horários diferenciados para fazer
os primeiros testes visando a conquista do bicampeonato. Em 2017, Visconde
dividiu a condução do 911 GT3 R com Ricardo Mauricio e Max Wilson. No lounge da
Stuttgart Porsche, as atrações foram as presenças do 718 Cayman GTS, do novo
Panamera Sport Turismo (apresentado recentemente pela Stuttgart Porsche em sua
sede em São Paulo) e do 911 Targa 4 GTS. Os clientes tiveram oportunidade de
fazer test drives com o Panamera 4 E-Hybrid e o 911 Carrera GTS e no sábado
aconteceu a Porsche Parade reunindo todos os participantes. O 56º Porsche
Driving School teve patrocínio de Stuttgart Porsche, Pirelli, Banco Safra,
Marsh Seguros, BSS Blindagens e Porto Seguro Auto Premium.
NOVO QUADRICICLO
POLARIS
A Polaris
vai lançar o novo quadriciclo RZR XP Turbo S que é maior e mais robusto que a
versão anterior. Específico para o off-road agora tem largura de 182,9 cm e foi
totalmente modificado do capô aos pneus. O resultado é a máquina side-by-side
mais ágil da história, lançando novos padrões em praticamente todas as
categorias.
O design é novo e o destaque é o sistema de suspensão ativa
DYNAMIX, o mais inteligente do mercado, que otimiza cada um dos cursos de
suspensão dianteira 48,3cm ou traseira 53,3cm tanto em baixas como em altas
velocidades.
Além disso, o impressionante design oferece 63.5cm de curso disponível
sem bater o assoalho no chão, tornando líder na categoria. Com motor de 170
cavalos o RZR XP
Turbo S foi desenhado com capacidades extremas de performance. Com 25 por cento
mais assistência na direção elétrica ele mantém o condutor focado sem esforço
nas manobras pelo terreno, sem forçar a roda. A nova calibração mais agressiva
do mapa de injeção permite um controle de aceleração incrível e o novo sistema
de refrigeração do CVT permite melhor fluxo de ar, diminuindo a temperatura da
correia. Em breve ele chega nas concessionárias da marca quando o preço será
divulgado.
AUMENTA OFERTA DE USADOS MOVIDOS A GNV
O
volume de vendas de carros GNV (Gás Natural Veicular) na OLX – principal
plataforma de compra e venda de usados e seminovos - em 2017 aumentou 25%
no comparativo com 2016. Essa alta pode ser reflexo dos reajustes dos
combustíveis no ano passado. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis (ANP), o valor médio da gasolina para o consumidor
final subiu 9,16%; o diesel aumentou 9,01% e o etanol cresceu 2,39% em 2017
frente ao ano anterior. O número de carros GNV comercializados no último trimestre de 2017
chegou a 23 mil - um crescimento de 44% em relação aos últimos três meses de
2016. No mesmo período, esses modelos apresentaram um tempo médio de espera
10% menor até a venda em comparação com a média de todos carros
vendidos na plataforma. Do valor total de modelos GNV vendidos, 22% é
representado pelos veículos Fiat Palio , Chevrolet Corsa, Volkswagen Gol e Fiat
Siena.
VIAGEM E
DESAFIO
O navegador
Amyr Klink e o jornalista Joel Leite iniciaram viagem rumo ao vilarejo mais
austral do mundo, em Puerto Toro, no extremo sul do Chile. O projeto “Pra Lá do
Fim do Mundo” foi idealizado pelo Portal ECOInforme, com patrocínio da Honda,
participação especial de Amyr Klink. Navegador e jornalista terão o apoio de
sete profissionais. No total, serão 19 dias a bordo de dois modelos Honda WR-V
e dois Honda HR-V, com equipe de filmagem, apoio e produção, passando por
quatro países e mais de 7.500 km. “Trata-se de um roteiro icônico, que vai para
o extremo da América do Sul, o povoado mais austral do mundo. A Patagônia é a
região menos afetada por problemas climáticos e com pouca presença humana. Será
memorável”, diz Klink.