quinta-feira, 8 de março de 2018

CEDAE assenta travessia de 80 metros sobre o Rio Sarapuí

              Tubulação é parte de adutora que entrará em operação até maio,
ampliando o abastecimento de Duque de Caxias


A Cedae concluiu nesta quarta-feira (07/3) o assentamento de uma travessia em arco de 80 metros sobre o Rio Sarapuí, próximo à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) Sarapuí, em Duque de Caxias. A tubulação de aço é um trecho da adutora de quatro quilômetros de extensão que integra o sistema de abastecimento Olavo Bilac e será concluída até maio, quando entrará em fase de testes, já trazendo melhorias para o abastecimento de todo município de Duque de Caxias.



O assentamento da tubulação exigiu o emprego de guindaste de 500 toneladas, que ergueu a tubulação e a treliça de perfil metálico de aço que lhe serve de suporte – que juntas pesam 44 toneladas – sobre o rio, para que fosse feita, então, a interligação entre a travessia e a adutora.



O guindaste foi transportado ao local desmontado em 29 carretas e montado ao longo da semana, em terreno preparado para garantir a estabilidade e suportar o peso do equipamento e da carga. Para montá-lo foi necessário utilizar outros dois guindastes de menor porte, um deles pesando 80 toneladas e o outro, 110 toneladas.



As intervenções são parte do pacote de obras de R$ 3,4 bilhões - já em andamento - que reúne os programas Novo Guandu e Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense, que vão ampliar o fornecimento de água para toda a região da Baixada.