O VOLKSWAGEN
CHEGOU
Depois
de um retumbante lançamento do Volkswagen Polo 2018, que esta vendendo como
nunca, a empresa apresenta a versão sedã que leva o nome de Virtus e que
promete também ser sucesso com os atributos que apresenta. O Virtus será
comercializado em três versões, MSI com motor 1.6 de 117 cavalos por R$59.990,
Confortline com motor 1.0 L, 200 TSi, 3 cilindros, de 128 cavalos e câmbio
automático de 6 velocidades por R$73.490 e a versão topo de linha é a Highline
também com o motor 1.0 L, 200 TSi, e câmbio automático de 6 velocidades por
R$79.990. Importante destacar que essa nomenclatura 200 TSi é por causa do
torque do motor que é de 200 Nm ou 20,4 Kgfm entre 2.000 e 3.500 RPM.
Segundo o
INMETRO o consumo ficou melhor do que o do Polo por causa da melhor
aerodinâmica. O motor 1.6 só usando gasolina faz 11,9 km/l na cidade e 13,8 na
estrada. O mesmo motor com etanol faz 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.
O motor 1.0 com gasolina faz 11,2 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada e
usando etanol faz 7,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. No interior se
percebe bem a denominação “premium” que o carro leva. Os materiais, acabamentos
e equipamentos impressionam. Desde o painel configurável e digital com tela de
10,25”, Active Info Display, até o aplicativo Meu
Vokswagen que através da voz você faz perguntas e tira dúvidas ao manual do
proprietário cognitivo, desenvolvido pela IBM com a plataforma Watson,
tudo impressiona. O design esta muito bonito e a carroceria com linhas mais
marcantes que a Volkswagen não costumava apresentar. Na frente o conjunto de
faróis com o para-choques e faróis auxiliares ficou lindíssimo, as linhas das
laterais e da traseira também ficaram modernas mas sem exageros. O espaço
interno é o melhor da categoria por causa da maior distância entre eixos que
aumentou 85 mm e o porta-malas tem capacidade para 521 L. Para as versões mais
baratas estão disponíveis muito opcionais e eu destaco que para a versão de
entrada a Volkswagen oferece o Safety Pack com controle de estabilidade (ESC),
controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) e assistente
de partida em rampa (HHC) por apenas R$1.050. Para quem comprar a versão top,
Highline, a Volkswagen oferece as três primeiras revisões grátis e como o carro
vem bem completo são oferecidos apenas 3 opcionais para esta versão, banco do
passageiro rebatível (Space Pack) por R$ 300, bancos, portas e laterais em couro Native
por R$ 800 e rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 205/50 R17 por R$
1.200. O
Virtus, avaliado pelo instituto Latin Ncap, que realiza testes de colisão,
recebeu nota máxima, 5 estrelas, para adultos e crianças e ainda levou o
Advanced Award por proteção a pedestres
no caso de atropelamento. Com o Virtus a
Volkswagen mostra mais uma vez que esta numa nova fase, uma nova Volkswagen que
quer retomar a liderança do mercado.
PARABÉNS
TOYOTA, 60 ANOS DE BRASIL
No dia 23 de
janeiro de 1958 a Toyota montou um escritório em São Paulo para iniciar suas
operações. No final deste mesmo ano inaugurou sua linha de montagem para montar
seu modelo Land Cruiser que aqui levou o nome de Bandeirantes que durante 40
anos foi uma referência no segmento.
Hoje a Toyota possui quatro unidades
produtivas, todas no estado de São Paulo, nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba,
Porto Feliz e São Bernardo do Campo onde também possui um Centro de Pesquisa
Aplicada e um Centro de Design.
A empresa conta ainda com três centros de
distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um Centro
de Distribuição de Peças em Votorantim (SP)e um escritório de representação em
Brasília (DF) reunindo mais de 5.600 colaboradores. A linha atual de produtos Toyota
vendida no Brasil é composta pelo compacto Etios nas versões hatchback e sedã,
pelo sedã médio Corolla, pela Hilux e SW4 e pelos modelos importados do Japão:
RAV4, Prius e Camry. A linha Lexus, marca de luxo da Toyota, é vendida no
Brasil por meio dos modelos NX300, RX350, CT200h e ES350. No ano de 2017 a marca
Toyota comercializou 155.608 unidades e a marca Lexus 662. Parabéns para a
Toyota que completa 60 anos de Brasil e também pelas suas ações em defesa do
meio ambiente.
O PROBLEMA DA
CAÇAMBA LEVANTADA
Mais um
acidente acontece com vítima fatal por causa de um caminhão andando com a
caçamba levantada. Agora foi na Av. Brasil, importante acesso a cidade do Rio
de Janeiro, que teve uma passarela de pedestres derrubada e ficou mais de oito
horas interditada. Segundo a Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do
Estado do Rio de Janeiro (Assinsp-RJ) é
uma tragédia que pode ser evitada. Desde janeiro, após dois adiamentos, todos
esses caminhões com caçambas só podem circular com uma trava de segurança que
impede o acionamento involuntário da caçamba, de acordo com a Resolução Contran
nº 563/2015. Os veículos fabricados em 2017 já saem de fábrica com esse
dispositivo. A medida foi tomada pelo Contran após um caminhão com a caçamba
suspensa colidir na parede de uma passarela da Linha Amarela, no Rio de Janeiro,
e ter causado a morte de quatro pessoas, em janeiro de 2014. Só que os postos do Detran do Rio
estão renovando a documentação desses veículos sem exigir a instalação destes
dispositivos. O Certificado de Segurança Veicular (CSV) deste veículos deverá
ser renovado nas empresas licenciadas pelo Denatran. Tem que cumprir a lei !