sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes






              NOVO POLO MARCA NOVA FASE DA VOLKS

 
No lançamento do Novo Polo a diretoria da Volkswagen alardeou que o modelo estava marcando uma nova fase da marca e depois de ver o carro se percebeu que ele realmente esta em outro nível e que tem potencial para ser um sucesso de vendas. O design ficou mais atraente e esportivo devido a vincos e detalhes escassos em outros modelos da marca. Testei o modelo top do Novo Polo que leva a designação 200 TSi Highline.


O 200 desta sigla é alusivo ao torque máximo que é 200 Nm e o motor, 3 cilindros com 999 cc, tem turbo e injeção direta de combustível desenvolvendo 128 cavalos de potência. O câmbio automático de 6 marchas tem a opção das trocas manuais através de borboletas colocadas no volante. Importante dizer que o modelo possui 4 air bags, dois frontais e dois laterais, de série em todas as versões. O carro testado além de ser a versão top continha vários opcionais, bancos de couro (R$800,00), rodas de liga leve de 17” (R$1.200,00), Space Pack que faz rebatimento do banco dianteiro do passageiro (R$300,00) e o pacote opcional Tech High (R$3.300) que engloba o painel digital configurável, lançado inicialmente no sofisticado e esportivo Audi TT, tela multimídia de 6,5” com GPS e monitoração da câmera de ré, comando de voz, detector de fadiga, indicação de pressão dos pneus entre outros recursos. As rodas de 17”, com desenho exclusivo, dão esportividade a esta versão que, segundo o Inmetro, consome 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, usando só gasolina como combustível. Eu só andei no perímetro urbano e consegui 12,3 km/l de gasolina, acusados no computador de bordo. A suspensão dianteira absorve bem as imperfeições do solo e apesar das rodas aro 17”e pneus 205/50 R17 a condução é feita com conforto. No interior muito conforto, tem suporte para smartphone no painel com entrada USB para carregar a bateria, bons porta-objetos e porta-malas com 300L de capacidade atende bem e o rebatimento dos bancos é prático. A versão top, Highline 200TSi, custa R$69.190,00 e com os opcionais citados e mais a pintura metálica vai para R$76.863,06. Bom destacar que a versão de entrada custa R$49.990. O comercial da Volkswagen na TV se refere ao Novo Polo como um mini Golf, o que é apropriado, já que o modelo tem o requinte e a sofisticação do consagrado irmão maior e tem tudo para fazer sucesso. O Novo Polo recebeu a nota máxima nos testes de colisão do instituto Latin Ncap, para adultos e passageiros, e assim é o mais seguro do segmento. Neste mês de dezembro a Volkswagen começou a exportar o modelo para a Argentina, Chile e Paraguai. Uma curiosidade, o carro que testei e os que foram apresentados no evento do lançamento são da cor amarela, quase um dourado, que não esta disponível para a venda.


CHEVROLET ONIX BATE RECORDE
  Ninguém segura o Chevrolet Onix. Mesmo sem os números de dezembro fica fácil de dizer que o modelo mais uma vez será o mais vendido do ano e a GM já ativou o 3º turno de sua fábrica, em Gravataí – RS, onde o Onix é produzido, para atender melhor a demanda de seus 500 concessionários.

 Em novembro foram emplacadas 18.611 unidades do Chevrolet Onix batendo um recorde. O modelo vendeu mais que o dobro do segundo colocado, o Ford Ka, que pela primeira vez aparece nesta posição. O ano de 2017 deve terminar com um crescimento aproximado de 30% em relação ao 2016.



AUTOS MAIS VENDIDO DE NOVEMBRO
 Em 1º Chevrolet Onix 18.611, 2º Ford Ka 0.067, 3º Hyundai HB20 8.527, 4º Volkswagen Gol 6.290, 5º Chevrolet Prisma 6.014, 6º Toyota Corolla 5.537, 7º Fiat Mobi 5.167, 8º Fiat Argos 5.015, 9º Jeep Compass 4,582 e 10º Hyundai Creta 4.164. Volkswagen Gol melhorando a cada mês, Jeep Compass o SUV mais vendido e Chevrolet Prisma mantendo a liderança entre os sedans. 


COMERCIAIS LEVES DO TOPO DA LISTA
 O Mercado de comerciais leves, que tem a Fiat disparada na liderança ocupando os dois primeiros lugares, também esta com melhores números.  Fiat Strada é líder com 5.295 unidades. Em segundo Fiat Toro com 3.950, 3º Volkswagen Saveiro 3.612, 4º Toyota Hilux com 3.112, 5º Chevrolet S10 com 2.536, 6º Ford Ranger 1.876, 7º Chevrolet Montana 1.266, 8º Fiat Fiorino 1.189, 9º Renault Oroch 1.161 e em 10º Volkswagen Amarok com 1.083.


AS MARCAS DA LIDERANÇA
 Somando automóveis e comerciais leves a liderança em novembro se manteve com a GM com 18,94% das vendas. Volkswagen vem em segundo com 12,96%, Fiat em terceiro com 12,57, Ford em quarto com 10,31% depois Hyundai em 5º com 9,12%, Toyota em 6º com 8,26%, Renault em 7º com 6,69, Honda em 8º com 5,76%, Nissan em 9º com 4,65% e a Jeep em 10º com 4,06%.


IMPORTADOS AINDA EM BAIXA
 Enquanto a produção nacional vai apontando uma recuperação o mercado de veículos importados não se recupera. Segundo a ABEIFA, Associação Brasileira das Empresas Importadores e Fabricantes de Veículos Automotores, o mês de novembro teve redução de vendas de 1,4% em relação a novembro do ano passado e a queda anual já esta em 18,7%. Em novembro foram comercializados 2.614 veículos importados.