terça-feira, 21 de novembro de 2017

Vereador Marcello Siciliano acompanha prefeito Crivella na vistoria das obras de contenção na Praia da Macumba


 O vereador Marcello Siciliano acompanhou o prefeito Marcello Crivella e vários secretários da Prefeitura visitaram nesta sexta-feira, dia 20, o trabalho de contenção do calçadão da Praia da Macumba, na Zona Oeste da cidade. Orçada em R$ 14,5 milhões, a obra será executada por etapas e deve estar pronta em até 120 dias.

O vereador Marcello Siciliano, no dia 19 de setembro, ao ter conhecimento do desabamento de parte do calçadão pelo mar, imediatamente encaminhou ofício ao secretário municipal de Conservação e Meio Ambiente solicitando a reconstrução.
- Também encaminhei ofício ao secretário municipal de Urbanismo, Obras e Infraestrutura para que a recuperação daquele equipamento público pudesse ser realizada com urgência. O local é um ponto turístico belíssimo, frequentado por turistas e muitos moradores da região. Fico feliz que o prefeito tenha dado uma solução definitiva e tenho certeza que em pouco tempo teremos o calçadão e a ciclovia da Macumba reconstruídos – disse o vereador.

A destruição no calçadão da Praia da Macumba já chega a aproximadamente 500 metros. Embora os moradores da região estejam assustados, a Defesa Civil Municipal garante que os imóveis próximos ao desmoronamento não correm riscos estruturais e que vistorias já foram feitas no local para garantir a segurança.

Na ocasião o prefeito informou que será usada a técnica de  enrocamento (bolsas preenchidas de concreto) imediatamente para recompor o solo e o calçamento.
- Vamos reforçar o contraforte, que ainda não ruiu, está estaqueado, e depois fazer um estaqueamento junto aos prédios para evitar uma futura erosão. Nós vamos trabalhar dentro da maior segurança possível, considerando as hipóteses mais remotas para que essa obra seja definitiva.

As bolsas com concreto serão colocadas na frente e atrás do muro do calçadão, garantindo celeridade à contenção e protegendo os imóveis que estão no raio monitorado pela Defesa Civil do município. A ação prevê também que a área atingida seja aterrada. Já foram instalados dois contêineres que servirão como almoxarifado e suporte para os operários. 

Ao mesmo tempo, a Prefeitura do Rio busca viabilizar o projeto proposto pela Coppe há 17 anos: a instalação de um quebra-mar para impedir o deslocamento da areia pela ação dos ventos e das marés. A obra inclui também toda a recomposição do calçadão, o que vai afastar qualquer possibilidade futura de desmoronamento da área aterrada e garantir a segurança de moradores e frequentadores.