DESTAQUES DO
SALÃO DUAS RODAS 2017
O mercado das
motocicletas no Brasil vem se recuperando depois de queda vertiginosa. O ano de
2011 foi o melhor da história com 2.136.891 unidades produzidas e em 2016 já
tinha descido para 758.797 unidades e agora em 2017 já aconteceu uma pequena
recuperação com a comercialização de 672.971 até outubro o que deve levar o
total do ano para mais de 900 mil motocicletas. Talvez empolgadas com essa
recuperação a marcas foram com tudo para o Salão Duas Rodas no São Paulo Expo.
O evento é organizado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado com apoio da
Abraciclo e eu começo a mostrar os destaques nesta edição mas continuo na
próxima.
INDIAN – Chegou no
Brasil em 2015 e apesar de toda crise manteve suas vendas e aumentou o número
de concessionárias. A Indian apresentou três destaques, a Scout Bobber
para
um público mais jovem com motor preto fosco e suspensão traseira mais rebaixada
por R$49.990. Segundo destaque foi a Chief Dark Horse, toda preto fosco, por
R$69.990 e a terceira foi a Chieftain Dark Horse que tem sistema de áudio
de 100 watts, travas elétricas nos alforges por controle remoto, GPS no painel
em tela sensível ao toque de 7", monitoramento da pressão dos pneus,
sistema de partida sem chave, alarme imobilizador, cruise control e muito mais.
Lançamento no Salão custa R$94.990. A Indian estava montando suas motos no
Brasil, no processo CKD, mas pelo volume, aproximadamente 400 por ano, ficou
financeiramente mais viável importar os modelos mantendo os mesmos preços.
BMW – Apresentou a
inatingível hiper esportiva HP4 RACE que é uma série limitada de apenas 750
unidades para todo mundo. Seu motor é de 1.000 cc e tem potência de 215
cavalos.
Será vendida só por encomenda por R$490.000,00, isso mesmo,
quatrocentos e noventa mil reais. Mais acessível será a G 300 GS
que
chega no 1º trimestre de 2018 e ainda tem a K 1.600 B com motor de 6 cilindros
e até marcha a ré. A K também chega no início de 2018 e o preço ainda não foi
definido.
YAMAHA – Com
aproximadamente 15% do mercado a Yamaha esta crescendo com uma estrutura
organizacional e de comunicação melhores. Eu destaco quatro modelos. A XTZ 150
Crosser S, que é a antiga Crosser, a XTZ 150 Crosser Z, com paralama dianteiro
mais alto e protetores de borracha nas bengalas da suspensão dianteira, que
chega no início de 2018, a YZ 450F com partida elétrica para a turma do
motocross e a Fazer 250 AB
com freios ABS de série, garantia de 4 anos
e preço de R$14.990. Essa Fazer já faz sucesso e deve ampliar sua participação
no mercado. A Yamaha completou 47 anos de Brasil.
HONDA – Com
aproximadamente 80% do mercado a Honda é avassaladora na sua estratégia e atira
para todos os lados, digo segmentos. Mostrou o modelo 2018 de seu maior produto
no segmento Cub, a Biz, que completou 20 anos de Brasil. A Nova Biz com
motorização 110 cc e 125 cc esta mais moderna e tecnológica. Ela tem o freio
combinado, tomada 12V e para abrir o banco basta apertar e girar no sentido horário
a chave de ignição. A Honda destacou também a superesportiva CBR 1000RR
Fireblade (R$69.990), a Fireblade SP (R$79.990), com pacote esportivo, e a icônica GL 1800 Gold Wing que volta a ser
comercializada no Brasil também na versão Tour mas só em 2018. A Honda também
exibiu o modelo X-ADV
,misto de scooter e trail, que será comercializado
no início de 2018 por R$52.500. Tem motor 750 cc, câmbio DCT, dupla embreagem,
e um amplo espaço debaixo do banco. Esse modelo é revolucionário e inovador com
tecnologia avançada, desempenho e muita praticidade.
KAWASAKI –
Eu destaco três motos que chamaram muita atenção no estande da Kawasaki, a
Ninja 400
que chega no final de 2018, como modelo 2019, para substituir
a Ninja 300, a Z900 RS, uma naked clássica, inspirada no modelo da marca que
foi o sonho de uma geração no final nos anos 1970, que também deve chegar em
2018, e a hiper esportiva Ninja H2R com motor super charged e muita fibra de
carbono na carenagem. Com potência de 326 cv e velocidade máxima de 400 km/h
ela custa R$350.000. Na próxima