RENAULT KWID TEM
PREDICADOS
Testei por um
período maior o Renault Kwid no meu dia a dia. A versão testada foi a top,
denominada Intense, com Pack Connect na cor Laranja Ocre que esta sendo a cor
do lançamento. O carrinho é anunciado como um SUV sub compacto por sua maior
altura do solo. A posição de dirigir, mais alta, é boa e como o carro é
pequeno, portanto leve, o motor 1.0 Flex de 3 cilindros e 70 cavalos, usando só
etanol, acaba rendendo bem, a arrancada é boa mas como todo carro 1.0 é usando
bem as marchas que você consegue bom rendimento e o câmbio é manual de 5
marchas.
Se não exagerar no pedal do acelerador o carro é bem econômico, 15
km/l de gasolina na cidade. O Kwid também é bom de curva, chega a ser durinho
de suspensão, e divertido de dirigir,. É um carro urbano, ágil e fácil de se
colocar numa vaga. Gosto do design, parece um mini Captur que é o modelo acima
na linha de SUVs da Renault, tem um desenho
que agrada e soluções bem resolvidas para ser um carro barato, apenas
uma palheta no limpador do para-brisas dá conta do recado e a tranca das portas
é através do conhecido “pino de porta” que pensei que já nem existia mais
entretanto, nesta versão top, um botão no painel abre e fecha as portas o mesmo
acontecendo na chave canivete. Um detalhe que não pode passar despercebido é que
o Kwid possui, em todas as versões, 4 air bags, dois frontais e dois laterais e
suporte Isofix no banco traseiro para duas cadeirinhas para transportar
crianças. Nesta versão testada, Intense, o Pack Connect vem com o sistema de
navegação Media Nav 7 e câmera de ré. A posição dos comandos é boa, o interior
tem visual moderno e agradável, a cabine não é tão silenciosa até porque o
motor de 3 cilindros faz um pouco mais de barulho e o porta-malas tem
capacidade para 290 L, o que não é mal para o reduzido tamanho do carro. O Kwid
mais barato é o Life que custa R$29.990, a segunda opção é o Zen que com rádio
custa R$36.490 e a Intense com Pack Connect custa R$40.490. Apesar de recém
lançado o Kwid já teve seus preços aumentados e a fila de espera esta grande
porque a fábrica teve que fazer uns acertos no carro, depois do lançamento, e
atrasou a produção. Com isso o Kwid desceu da 3ª posição no ranking de setembro
para a 14ª em outubro mas deve retomar algumas posições em novembro, porque o
carro esta tendo uma boa aceitação no mercado.
TOYOTA RUMO AOS 60 ANOS DE BRASIL
A Toyota
completou 59 anos de Brasil onde instalou sua primeira filial fora do Japão. Em
2016 comercializou por aqui 180 mil unidades ficando em 5º no ranking das
melhores montadoras. Seus clientes indicam 83% no índice de satisfação e seus
carros tem fama de robustos e de não darem oficina.
Preocupada com a
sustentabilidade a empresa executa vários projetos e domina o mercado de carros
híbridos que possuem motor elétrico junto com outro a combustão. Seu modelo com
propulsão híbrida, o Prius (FOTO), completou 20 anos mas aqui no Brasil só
chegou em 2012 e é o líder do segmento onde a Toyota junto com a outra marca do
grupo, a Lexus, detém mais de 50% do mercado. O Prius tem um design futurista,
dois motores, um elétrico e outro a combustão, seu interior é mais silencioso,
tem frenagem regenerativa, não precisa ser carregado numa tomada, tem autonomia
de mais de 800 km, faz 18,9 km/l na cidade, polui muito menos e tem 8 anos de
garantia.
CONCESSIONÁRIAS
FECHADAS
Nas grandes
cidades do Brasil não é difícil de encontrar imóveis fechados e até abandonados
onde já funcionaram concessionárias de automóveis. Como a crise também atingiu
o mercado imobiliário muitos desses imóveis continuam vazios. No Rio de
Janeiro, por exemplo, antes da crise, algumas concessionárias em regiões
valorizadas acabaram virando condomínios residenciais. Se acontecer uma
retomada do mercado muitos espaços já estão prontos para receberem as
concessionárias. As vendas em 2017 já serão melhores do que as de 2016, só
outubro deste ano foi 42,2% melhor que outubro do ano passado, e o mercado
espera que 2018 seja melhor ainda.
PRÉ ESTREIA VOLKSWAGEN VIRTUS
No próximo dia 16 a Volkswagen faz em São Paulo a
avant première de seu sedan Virtus, modelo global, inédito, que primeiramente
será comercializado no Brasil para depois chegar em outros mercados. O
Volkswagen Virtus tem seu lançamento oficial marcado para o 1º trimestre de
2018.
FORD MUSTANG
VEM AÍ
A Ford sempre
mostra o seu modelo icônico, Mustang, no Salão Internacional do Automóvel de
São Paulo. Todas as últimas edições desta mostra tinham um Ford Mustang mas o
carro só chegava no Brasil através de importadores independentes. Com o sucesso
de vendas do Chevrolet Camaro parece que a Ford finalmente resolveu trazer
oficialmente o Mustang e já anuncia para o final do mês uma pré estreia do
carro que deve chegar nas concessionárias em 2018.
SALÃO DUAS
RODAS É AGORA
Na próxima
edição vou falar dos destaques do Salão Duas Rodas que acontece de 14 a 19 de
novembro no São Paulo Expo. De terça a sábado das 14 h até às 22 h e no
domingo, dia 19, das 14 h às 19 h. Mais
informações em www.salaoduasrodas.com.br