NA ESTRADA COM
AUDI A3 SEDAN 2.0
Resolvi pegar a
estrada com o Audi A3 Sedan com motor 2.0 TSFi que desenvolve 220 cavalos de
potência e tem câmbio automático S-Tronic de 6 velocidades. Neste carro você
pode programar o modo das trocas de marchas, no S, Sport, as trocas são feitas
com o motor num giro mais alto e o carro bebe mais e na posição E,
Efficiency, as trocas são feitas numa
rotação mais baixa e ele fica bem mais econômico.
Tem ainda a posição Confort,
Auto e Dynamic, é só escolher através de uma tecla no painel. Eu usei o modo
Efficiency para ser o mais econômico possível e o carro ainda tem o Start/Stop
que desliga o motor automaticamente nas paradas. Assim andei por 1000 km saindo
da cidade do Rio de Janeiro onde o consumo ficou em 9,3 km/l, com tráfego
pesado até entrar na Via Dutra. Já na estrada a média de consumo foi a 15,4
km/l e andando em São Paulo, num trânsito beirando o insuportável, o consumo
passou a 9,1 km/l mas voltando para o Rio de Janeiro pela Rodovia Ayrton Senna
e depois pela Via Dutra, o consumo melhorou, 15,2 km/l. Para um carro que
responde bem rápido, com ótimo torque em baixa, esse desempenho é muito bom até
porque, volta e meia, eu me empolgava e dava uma acelerada maior.
A viagem de
ida foi durante o dia e a volta durante a noite e assim testei também os faróis
Full LED, o acendimento automático dos faróis e o assistente de farol alto que
abaixa os faróis automaticamente quando vem um veículo em sentido contrário. O
carro é muito firme nas curvas com suas rodas de 17” e pneus esportivos 225/45
R17. A viagem foi muito mais divertida porque o carro possui Audi virtual
cockpit, uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology)
totalmente digital com 12,3 polegadas
onde você pode fazer a sua configuração dando maior destaque para
velocímetro e conta giros ou privilegiando o mapa para navegação. Nesta tela
também são monitoradas as informações de consumo, quilometragem da viagem,
autonomia, etc. e de olho nestes dados a viagem fica mais divertida.
Outras
informações sobre o navegador, a mídia, o rádio e a câmera de ré estão numa
tela central flutuante e o som tem uma qualidade maravilhosa. O preço do Audi
A3 Sedan, 2.0 Ambition é de R$157.000 e o Cockpit Virtual é opcional por
R$16.500. O A3 é o carro de entrada do catálogo da Audi, produzido no Brasil, e
esta versão testada é a mais sofisticada no entanto existe a versão com motor
1.4 TSFi Attraction que custa R$114.190, esta é a mais acessível para você
entrar no mundo Audi.
HONDA FIT 2018
Ele começou a
ser produzido no Brasil em 2003 e mais de 500 mil unidades já foram
comercializadas. Em 2014 chegou a 3ª geração, já modelo 2015, e agora ela é
reestilizada. Estou me referindo ao Honda Fit 2018 que além dos novos para-choques
e da nova grade frontal recebeu muitas outras mudanças discretas mas
importantes.
Importante destacar que os novos para-choques aumentaram o tamanho
do carro em 9,8 cm e assim diminuiu a possibilidade de numa pequena batida o
para-choque ceder e a tampa do porta-malas ser atingida. Na nova grande se
observa a logomarca da Honda bem maior.
O motor é o 1.5 L, Flex, que desenvolve
até 116 cavalos de potência e a caixa de marchas pode ser automática CVT, que
simula 7 velocidades, ou manual de 5. Para mudar manualmente as marchas no
câmbio CVT existem as borboletas no volante. Nas duas opções o carro é
classificado na Categoria A pelo baixo consumo de combustível e também pela
baixa emissão de gases. Andei com a versão EXL no perímetro urbano da cidade do
Rio de Janeiro, e gostei muito do câmbio CVT, até fiquei dirigindo por um
período trocando as marchas manualmente, mas na cidade a posição DRIVE é tudo,
o carro responde com precisão aos toques no acelerador. Usar a opção manual
deste câmbio só mesmo em ocasiões específicas como uma retomada rápida ou numa
tocada mais esportiva. Na segurança destaque para o VSA, controle de
estabilidade e tração da Honda que também equilibra a frenagem e acerta a
direção do carro quando, numa situação de risco, percebe que o condutor esta
tomando posição errada. As lanternas traseiras, em LED, agora tem área
iluminada maior, os faróis são de Full LED na versão top, EXL, e as versões EXL
e EX possuem luz diurna em LED. Essa luz diurna é opcional para as outras
versões junto com o farol de neblina.
No conforto destaque para o novo ar
condicionado com painel full touchscreen para as versões EX e EXL. Na versão EX
o kit multimídia tem tela de 5” e já é conhecido de outros veículos Honda mas a
novidade esta na versão EXL que leva de série o kit multimídia, com tela de 7
polegadas, com conectividade, GPS e navegador com visão 3D. Esse navegador é
bem completo mostrando também a indicação de placas e faixas de rolamento para
dar mais precisão à informação. Na versão top outro destaque é o sistema da
câmera de ré que na verdade produz 3 imagens, uma focaliza o para-choque bem de
cima o que dá muita precisão para se ver até aonde se pode ir, a outra é uma
imagem que vem de uma lente grande angular e assim se pode perceber, por exemplo,
até alguma movimentação pelas laterais quando estiver saindo de uma vaga, e a
terceira é a imagem normal. O sensor de estacionamento é opcional e esta versão
2018 ganhou uma cor nova, muito bonita, Azul Boreal.
O Honda Fit, adorado por
muito pelo seu espaço interno, possui um ótimo sistema de rebatimento dos
bancos e a possibilidade de colocar 3 cadeirinhas para crianças no banco
traseiro, 2 com sistema Isofix e outra, a central, utilizando o cinto de
segurança. São 5 as versões para o modelo
2018 do Honda Fit, DX R$58.700, Personal R$68.700, LX R$70.100, EX R$75.600 e
EXL R$80.900.