quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Associação Comunitária Bairro Seguro inaugura sala de Monitoramento dentro do 31º BPM

   Cerca de 80 câmeras darão apoio ao trabalho da PM na região da Barra


A partir de uma grande mobilização dos empresários da região, a Barra da Tijuca ganhou mais um reforço na segurança. 

  


Na manhã desta quarta-feira, dia 06, o presidente da Associação Comunitária Bairro Seguro (ACBS), Alfredo Lopes, e o Coronel PM Sérgio do Carmo Schalioni inauguraram a nova Sala de Monitoramento e Análise Criminal do 31º Batalhão da Polícia Militar. 


A iniciativa da ACBS foi viabilizada por investimento 100% privado, com o apoio das associações comerciais do bairro, como Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), Barralerta, Acibarra, Acir Transoeste, Amar e Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, além de patrocínio de grandes empresas, como Carvalho Hosken, Artplan e Multiplan.   






 O espaço, que a partir de hoje funciona dentro do batalhão, permitirá acesso ao espelhamento do sistema da Central de Monitoramento da Barra, uma plataforma online que acompanha cerca de 80 câmeras públicas e particulares instaladas na área do 31º BPM - Vargens, Recreio, Joá, Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba, Camorim, Grumari e Itanhangá, além de regiões de fronteiras, como os entornos da Cidade de Deus, Rocinha e Vidigal. O A ferramenta também apoiará a ação da Guarda Municipal na repressão ostensiva de roubos e furtos.




 “Com a ajuda de grandes empresários e uma participação de todas as associações envolvidas, conseguimos, mesmo com todas as dificuldades financeiras desta crise que estamos enfrentando, e os custos altos da operação, inaugurar e manter a central funcionando. É uma das centrais de monitoramento mais modernas do Brasil e o Rio abraçou o projeto. 


 A Barra tem uma sociedade civil muito organizada, por isso o projeto começou aqui, mas já estamos com a ideia de espelhar para outras regiões, com conversas já realizadas em bairros como Copacabana e Santa Teresa”, declarou Alfredo Lopes, que é também presidente da Associação de Hotéis do Rio.


O Coronel PM Sérgio do Carmo Schalioni reconheceu a importância do apoio da iniciativa privada ao Batalhão. “Essa nova ferramenta vai permitir um trabalho mais rápido e efetivo do batalhão não somente no monitoramento, mas também no combate à criminalidade em nossa região de atuação”, comemorou. 




Na ocasião, Alfredo Lopes (ABIH-RJ e ACBS), Coronel PM Schalioni  e Kleber Machado assinaram o acordo de doação e assistência técnica. O evento, bastante prestigiado, contou com a presença do Coronel PM René, comandante do 2º Comando de Policiamento da Área; Delegada Márcia Julião, da 42º DP; Sr Vereador Carlo Caiado, além de representantes de associações apoiadoras, como Kleber Machado, do Barra Alerta, e demais membros do Conselho Comunitário de Segurança.